Requião alerta para perda de diversidade biológica e critica transgênicos
Água grande. Este é o significado, em guarani, da palavra Paraná, que dá o nome ao estado onde se realiza a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, segundo tradução apresentada pelo governador Roberto Requião na abertura do evento, nesta segunda-feira (20). Mas os estoques pesqueiros paranaenses estão praticamente extintos, alertou o governador, em um forte pronunciamento em defesa do meio ambiente e contra os organismos geneticamente modificados.
Há menos de 100 anos, disse Requião para uma platéia de delegações de diversos paises reunidas no auditório do Expotrade, em Curitiba, boa parte dos 20 milhões de hectares que compõem o estado era ocupada por "magníficas amostras de fauna e flora". Atualmente, comparou, apenas 3% do Paraná ainda é ocupado por florestas nativas. Entre as ações do governo estadual para reverter a situação, informou, estão o replantio de matas ciliares, o repovoamento de peixes nos rios e a criação de corredores ligando as áreas de conservação ambiental.
Requião anunciou que assinará nesta semana um ato que tornará o Paraná o primeiro estado brasileiro a exigir a clara rotulagem dos transgênicos. Ele considerou o anúncio da posição brasileira a favor da rotulagem, na semana passada, como uma vitória do Paraná e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que, a seu ver, tem lutado contra "poderosos interesses". O governador criticou ainda o que chama de "pressão da indústria" para a adoção da semente suicida terminator, que não se reproduz.
- Este é o próximo passo para se deter o domínio total da produção de grãos. O apetite pelo lucro das transnacionais não tem limites - afirmou Requião.
O prefeito de Curitiba, Beto Richa, recomendou a todos os participantes do evento uma ênfase especial, em cada país, na conscientização dos cidadãos em nível local, pela defesa da manutenção da biodiversidade. Somente com o comprometimento da população, observou, será possível deter o ritmo da perda da diversidade biológica no mundo.20/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Movimentos elaboram sugestões para encontros sobre diversidade biológica
Brasil lança 4º Relatório Nacional para Convenção sobre Diversidade Biológica
Brasil promove ações para implementar objetivos da Convenção da Diversidade Biológica
Roberto Requião critica juros altos e alerta para retrocesso industrial
80 países debatem implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica
Novo secretário da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU é técnico brasileiro