Requião anuncia realização de primeira sessão do ano do Parlasul
O senador Roberto Requião (PMDB-PR), vice-presidente brasileiro do Parlamento do Mercosul (Parlasul), fez um apelo nesta quarta-feira (19), em Plenário, a todos os senadores que integram a representação brasileira, para que estejam em Montevidéu no dia 7 de abril, a fim de participar da primeira sessão do ano do parlamento.
- Estou voltando de Montevidéu, onde participei como vice-presidente de reunião da Mesa do Parlasul, que decidiu marcar a sessão para o dia 7 abril, às 10h, quando teremos o restabelecimento das reuniões periódicas do parlamento – afirmou Requião.
O senador observou ainda que será necessária a presença, na capital uruguaia, de pelo menos 19, dos 37 integrantes da Representação Brasileira no Parlasul, para que possam ser aprovadas as mudanças no Regimento Interno do órgão legislativo regional que vêm sendo discutidas por um grupo técnico dos países que integram o bloco.
Estão previstas duas sessões em 7 de abril. A primeira delas será uma sessão especial destinada à votação de mudanças no Regimento Interno do Parlasul. A segunda será uma sessão ordinária, durante a qual os parlamentares dos cinco países do bloco – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela – poderão retomar os seus trabalhos legislativos.
Na primeira sessão deste ano, os parlamentares do bloco devem aprovar a ampliação – de seis meses para um ano – do tempo do mandato do presidente do Parlasul. Também deverá ser adotada uma mudança regimental que exigirá maiorias mais qualificadas para a tomada de decisões do parlamento. Isto porque, se Paraguai e Uruguai mantêm suas bancadas de 18 parlamentares cada, Argentina, Brasil e Venezuela passam a ser representados, respectivamente, por 26, 37 e 23 parlamentares.
19/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Representantes do Parlasul planejam com Sarney realização de última sessão do ano
Parlasul terá primeira sessão do ano em 11 de novembro
Parlasul poderá ter primeira sessão do ano em 11 de julho
Primeira sessão do Parlasul deverá ocorrer em 2 de julho
Zambiasi registra realização da primeira sessão do Parlamento do Mercosul
A essência do Parlasul é o consenso, diz Requião