Requião defende proposta de unidade nacional
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) anunciou em Plenário, nesta sexta-feira (14), sua intenção de apresentar à Convenção Nacional do PMDB, prevista para este final de semana, uma proposta de unidade partidária e nacional. Mas advertiu que espera da direção do partido uma postura aberta ao debate de idéias e soluções para o país.
- Se meu direito for violado na Convenção, o verdadeiro PMDB nacional estará convocado para uma rebelião cívica. Perguntam-me se aceito resultado da convenção. È claro que sim. Mas tem que haver uma convenção limpa, sem discos voadores com chapa branca do Palácio do Planalto abduzindo diretórios e convencionais - afirmou.
Na opinião do senador, o -fantástico rolo compressor do governo- está tentando passar por cima da Convenção do PMDB. Ele disse, porém, duvidar que as seções de Goiás e de Minas Gerais tenham feito acordo com o governo para aprovar uma aliança com o PSDB no final de semana, como vem sendo noticiado. E defendeu a adoção de uma candidatura própria à sucessão presidencial que torne viável a mudança de rumos do Brasil.
- Que mediocridade invade o meu partido. Acorda, PMDB! Como um grupo de patriotas e nacionalistas conscientes, vamos oferecer a oportunidade de estabelecer a unidade do partido em favor do Brasil - anunciou Requião.
O senador observou que os problemas econômicos experimentados pelo país estão levando o Brasil para o mesmo caminho da Argentina, que experimenta uma das maiores crises de sua história. O desemprego em São Paulo, recordou, está atualmente em 20%. Na Argentina, comparou, estava em 18,5% antes do início da crise.
Na avaliação de Requião, as medidas adotadas pela equipe econômica na última quinta-feira para combater a alta do dólar são paliativas e permitirão apenas que o país sobreviva até as eleições de outubro. Ele considerou urgente a adoção de uma mudança estrutural que torne possível a permanência do Brasil como -país soberano-.
14/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
REQUIÃO DEFENDE SUA PROPOSTA PARA VOTAÇÃO ELETRÔNICA
MAURO MIRANDA DEFENDE PROPOSTA DE ANO NACIONAL DA MORADIA
Francisco Dornelles defende IVA Nacional em proposta alternativa de reforma tributária
Requião: 'Fora da unidade latino-americana não há salvação'
Cristovam critica proposta de novo Plano Nacional de Educação e defende emendas
MINISTRO DO TSE CONSIDERA PROPOSTA DE REQUIÃO UM RETROCESSO