Requião defende sistema de escolha automática de relatores de projetos



O senador Roberto Requião (PMDB-PR) pediu celeridade na tramitação de projeto (PRS 71/2013) que institui a escolha automática, por sistema de informática, dos relatores dos projetos em discussão no Senado. Atualmente, o relator é indicado pelo  presidente da comissão onde se encontram as propostas. Requião disse que o sistema permite a existência de ‘reis do camarote’, espécie de casta de parlamentares sempre designados para relatar as propostas mais importantes.

- Somos todos senadores iguais. Devemos fazer como os tribunais [que designam juízes para os processos] pelo computador. Assim acabaremos com essa figura estranha de ‘reis do camarote’ no Senado – afirmou o senador, que apresentou requerimento pedindo velocidade na tramitação do projeto.

Rede Globo

No mesmo pronunciamento, Requião pediu informações à Mesa sobre requerimentos de informação aos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, sobre denúncias de sonegação fiscal contra a TV Globo. Segundo o senador, não foram indicados ainda relatores para os requerimentos, apresentados por ele na terça-feira passada (5)

- Não vejo nem necessidade de relator, porque eu fiz os pedidos de informação baseado na lei da transparência – disse.



12/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza defende sistema proporcional para escolha de presidente

MOZARILDO FALA À TV SENADO SOBRE MUDANÇA NA ESCOLHA DE RELATORES

ERNANDES AMORIM SUGERE MODIFICAÇÃO NA FORMA DE ESCOLHA DOS RELATORES

Benedito de Lira critica forma de escolha de relatores nas comissões do Senado

Líderes comunicam ao Plenário escolha de relatores do processo contra Renan no Conselho de Ética

Requião quer que PMDB escolha candidato à Presidência