REQUIÃO DENUNCIA PARTICIPAÇÃO DE POLICIAIS DO PARANÁ NO NARCOTRÁFICO
Requião esclareceu, no entanto, a Polícia Civil do Paraná "é uma boa polícia e a maioria dos seus efetivos tem um comportamento exemplar". Por isso, ele fez um apelo para que esses policiais aproveitem os trabalhos da CPI e façam uma limpa entre seus quadros. Na sua opinião, esses fatos estão ocorrendo porque o governo "deixou de existir e a referência de autoridade desapareceu".
Em seu discurso, o senador também criticou a atuação da Polícia Federal no Paraná, que não toma providências contra a exploração dos vídeo-bingos, ao contrário do que ocorre nos demais estados. Requião disse que o superintende da PF já foi informado do caso, mas nenhuma providência foi tomada.
Em aparte, o senador Osmar Dias (PSDB-PR) sugeriu que os senadores do Paraná levassem à CPI estadual do narcotráfico a proposta de convocar o ministro do Turismo e dos Esportes, Rafael Greca, para depor. Requião concordou. Ele lembrou que o ministro é acusado de usar os vídeo-bingos para lavar o dinheiro com o qual estaria pretendendo financiar sua campanha para governador em 2002, com a participação das máfias da Espanha e da Itália.
A senadora Heloísa Helena (PT-AL) condenou a omissão dos parlamentares em relação às denúncias envolvendo autoridades. "Muitos dos que nesta Casa silenciam foram os primeiros a bradar que se tratava de uma briguinha política paroquial. Hoje silenciam diante da constatação da relação direta do narcotráfico com a liberação dos bingos", disse, referindo-se à tentativa dos senadores Osmar Dias e Álvaro Dias (PSDB-PR) de convocarem uma CPI para investigar a participação de Greca no assunto.
02/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
REQUIÃO ACUSA GOVERNO DO PARANÁ DE ENVOLVIMENTO COM O NARCOTRÁFICO
REQUIÃO DENUNCIA CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PARANÁ
REQUIÃO DENUNCIA DESVIO DE DINHEIRO NO PARANÁ
REQUIÃO DENUNCIA IRREGULARIDADE NO BANCO DO PARANÁ
Requião denuncia suborno a deputados estaduais do Paraná
REQUIÃO DENUNCIA CORRUPÇÃO NO PARANÁ E ABUSOS DA WHITE