Requião denuncia suborno a deputados estaduais do Paraná



O senador Roberto Requião (PMDB-PR) denunciou em plenário nesta quinta-feira (dia 9) que a empresa de energia elétrica alemã RWE, uma das maiores do setor, contratou o escritório de advocacia do ex-secretário da Fazenda do governo Jaime Lerner, Giovanni Gionedis, com o objetivo de garantir a autorização da Assembléia Legislativa para que o governo promova a venda a Companhia Paranaense de Energia Elétrica. Requião afirmou que a RWE, "gangster de grande experiência", contratou o escritório de Gionedis e sua esposa através de outro escritório de advocacia.

De acordo com o parlamentar, a autorização legislativa será dada "comprando, talvez por quilo, deputados irresponsáveis". Requião afirmou que o "dinheiro sujo dos gângsters alemães" está agora a disposição do escritório de Gionedis para garantir a autorização para a venda da companhia.

- O governador Jaime Lerner e sua quadrilha querem meter a mão no dinheiro da Companhia Paranaense de Energia Elétrica - afirmou o parlamentar.

Roberto Requião afirmou que já assumiu, com o PMDB do Paraná, o compromisso de retomar a empresa, caso ela seja vendida. Ressaltou que o senador Álvaro Dias (sem partido-PR) já fez o mesmo. O parlamentar afirmou que a companhia produz a energia mais barata do mundo, em quantidade maior do que o Paraná consome, graças às usinas construídas no governo de seu partido.

Roberto Requião disse que 93% da população do estado não aceita "essa negociata de fim de governo". Ele lembrou que "até o governo federal já paralisou a venda de Furnas".



09/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


REQUIÃO DENUNCIA CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PARANÁ

REQUIÃO DENUNCIA DESVIO DE DINHEIRO NO PARANÁ

REQUIÃO DENUNCIA IRREGULARIDADE NO BANCO DO PARANÁ

REQUIÃO DENUNCIA PARTICIPAÇÃO DE POLICIAIS DO PARANÁ NO NARCOTRÁFICO

REQUIÃO DENUNCIA CORRUPÇÃO NO PARANÁ E ABUSOS DA WHITE

Requião aponta superfaturamento em ponte do Paraná