Requião propõe debate sobre reforma agrária e remessas de lucros



Ao lembrar os 50 anos do comício da Central do Brasil, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) propôs trazer de volta ao debate as propostas de reforma agrária e restrição de remessa de lucros ao exterior. Requião lembrou que a reforma agrária constituia o núcleo das reformas de base anunciadas pelo presidente João Goulart e é medida essencial para a justiça social no país. Em sua avaliação, a oposição internacional às reformas de base foi determinante para a derrubada de Goulart em 31 de março de 1964.

- Hoje nós sabemos que pesquisas da época mostravam que 85% da população brasileira desejava a permanência de João Goulart na Presidência da República, e que a oposição se reduzia a 15% de senhoras marchadeiras que ocuparam, com a cobertura generosa da imprensa ligada às multinacionais, as ruas do país - disse o senador.

Roberto Requião ainda pediu apoio ao restabelecimento do conceito de empresa brasileira de capital nacional, retirado da Constituição na década de 90, e a criação de benefícios especiais para tais empresas em setores estratégicos para o país.

Requião apresentou - em conjunto com os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) - projetos que "resgatam a memória e as iniciativas de João Goulart".

- Nós queremos retomar aquela discussão nacionalista de Brasil soberano e independente, que foi interrompida com o golpe - disse Requião, citando a proposta de reforma agrária de Jango e a definição de empresa nacional.



13/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


FÓRUM PEDE A ACM DEBATE PÚBLICO SOBRE REFORMA AGRÁRIA

Segmento financeiro, que inclui remessas de lucros e dividendos ao exterior, registra saída de dólares

Papaléo propõe amplo debate sobre reforma política

CAE DEBATE REFORMA AGRÁRIA

Jefferson Péres propõe que Exército execute a reforma agrária

Alberto Silva propõe alternativa para agilizar a reforma agrária