REQUIÃO QUER ACABAR COM TAXA JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL



Ressaltando que o Legislativo deve ser o primeiro defensor dos interesses do contribuinte, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou projeto para revogar a taxa judiciária cobrada pela Justiça do Distrito Federal. Conforme o parlamentar, o decreto que estipula 104 hipóteses de serviços remunerados na Justiça do DF criou também um tributo inespecífico, chamado taxa judiciária, desvinculado de qualquer prestação de serviço e destinado apenas a contribuir para a construção do Palácio da Justiça.
Mesmo depois de concluído esse prédio, argumenta Requião, a taxa continuou a ser cobrada, tendo sua destinação transferida para a construção do prédio da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília. Segundo o parlamentar, esse prédio também já foi concluído e entregue pela construtora Eldorado em agosto de 1982, tendo carta de "habite-se" emitida pela Secretaria de Viação e Obras.
- Não bastasse o fato de que continua a ser cobrada uma taxa que não mais tem vigência, visto que exauriu-se a autorização legal que a suportava, assinale-se seu insanável vício de inconstitucionalidade, argumenta Requião em defesa do projeto.
Ele citou o jurista Geraldo Ataliba para lembrar que somente por quatro motivos o cidadão brasileiro pode ser compelido a dar dinheiro para o Estado - multa, obrigação convencional, tributo e indenização por dano. O senador argumenta que pouco importa que o decreto-lei tenha instituído esse tributo com a denominação de taxa judiciária, se na verdade essa cobrança caracteriza um imposto.
"E, no caso, agrava-se a ilegitimidade ao ver-se que se trata de um imposto cuja receita está vinculada, coisa expressamente vedada pela Constituição", ensina Requião. O senador também explica que os serviços taxáveis devem ser específicos e divisíveis. Outro argumento do parlamentar é o de que os serviços prestados pela Justiça do DF já são remunerados pelas 104 custas e emolumentos previstos nas tabelas do seu regimento, não se justificando mais essa taxa.

03/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ESTÊVÃO QUER QUE TAXA JUDICIÁRIA VOLTE A FINANCIAR OBRAS DA SEDE DA OAB

Heráclito quer criar o Conselho Federal de Polícia Judiciária

Distrito Federal e municípios poderão cobrar taxa para iluminação pública

Flexa Ribeiro quer acabar com taxa de ocupação de imóveis da Marinha em Belém

Azeredo quer acabar com repasse ao Tesouro de parte da taxa de embarque em vôos internacionais

PROJETO APROVADO NO SENADO PROÍBE COBRANÇA DE TAXA JUDICIÁRIA NO DF