Resolução destina faixa de 700 MHz para serviço de 4G



 

A Anatel publicou nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial da União, a Resolução nº 625/2013, que destina a faixa de 700 MHz para a banda larga móvel 4G. A utilização dessa frequência pelos serviços de telecomunicações de quarta geração, no entanto, só começará com a publicação do edital de licitação da faixa, previsto para 2014.

O novo uso dessa frequência vai ocorrer com a transição da TV analógica para a digital. Atualmente, no Brasil, a faixa de 700 MHz está ocupada pela televisão aberta, nos canais 52 a 69 em UHF. Com a digitalização, esses canais serão liberados para a prestação de serviços de telecomunicações.

De acordo com a resolução, a faixa de 698-806 MHz será destinada aos serviços de telefonia celular, internet e telefonia fixa. Além disso, será utilizada também para o Serviço Limitado Privado (SLP), em aplicações de segurança pública, defesa nacional e infraestrutura.

Para a nova destinação da faixa de 700 MHz, a resolução da Anatel prevê a continuidade da prestação dos serviços de radiodifusão e maior segurança ao processo. Para tanto, estabelece que a publicação do edital de licitação da frequência está condicionada a dois fatores: publicação de regulamento contra interferências entre os serviços de TV e telefonia, após o término dos testes realizados pela Anatel; conclusão do replanejamento de canais de radiodifusão, em virtude da nova destinação da faixa de 700 MHz.

O documento também aponta que o processo de regulamentação da faixa de 700 MHz no Brasil avança alinhando-se aos processos de harmonização internacional no âmbito da União internacional de Telecomunicações (UIT), o que permitirá ganhos de escala em equipamentos de rede e terminais para usuários de serviços de telecomunicações, e possibilitará redução de custos.

 

Fonte:

Ministério das Comunicações



13/11/2013 16:26


Artigos Relacionados


JÁ VIGORA RESOLUÇÃO QUE DESTINA DINHEIRO DA PRIVATIZAÇÃO PARA DÍVIDAS

SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA QUEM NÃO FAZ SERVIÇO MILITAR

SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA QUEM NÃO FAZ SERVIÇO MILITAR

CCT debate uso da faixa de 700 MHz para telefonia e TV

CCJ aprova criação de faixa exclusiva para motocicletas

Saúde amplia faixa etária para vacinação de hepatite B para 29 anos