Reunião com presidentes de comissões define pauta do semestre
Renan: Lei de Licitações, Código Comercial e Lei de Execução podem ficar entre as prioridades
A reunião do presidente do Senado, Renan Calheiros, com os presidentes das comissões permanentes, marcada para as 15h desta terça-feira (25), deve definir parte da pauta deste semestre. Do encontro devem sair as propostas que estão em análise nas comissões e que devem ter prioridade para a votação em Plenário.
Uma das matérias que constam da pauta do governo é a PEC do Trabalho Escravo (PEC 57-A/1999), que tramita há 15 anos no Congresso e permite a expropriação de terras onde houver exploração de trabalhadores. A matéria já começou a ser discutida no Plenário, mas voltou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para exame de uma emenda.
Outra prioridade apontada pelo líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), é a tipificação do crime de terrorismo, que depende de um texto de consenso baseado em proposta elaborada por comissão mista do Congresso (PLS 499/2013) e no projeto do novo Código Penal (PLS 236/2012).
- Este ano é um ano de calendário especial, com uma Copa do Mundo e uma eleição geral. Portanto, temos que ter um cronograma das comissões e um cronograma do Plenário. Aí o presidente Renan, também conversando com o presidente Henrique Alves [da Câmara], pode estabelecer um cronograma entre as Casas - explicou Eduardo Braga.
Também devem constar da lista de prioridades o projeto da nova Lei de Execução Penal (PLS 513/2013), em tramitação na CCJ, e a PEC 34/2013, do senador José Agripino (DEM-RN), que dificulta a aprovação de projetos de criação e extinção de órgãos públicos. O governo, porém, já sinalizou que votará contra.
- Porque engessa os governos estaduais e municipais. Para criar [instituições] é por lei, para extinguir tem que ser por lei - argumenta Eduardo Braga.
Na semana passada, após se reunir com os líderes partidários, Renan disse que a nova Lei de Licitações, a Lei de Execução Penal e o Código Comercial poderiam ficar entre as prioridades deste semestre. Ele ressaltou, no entanto, a sua intenção de definir os temas prioritários em conjunto com os líderes das bancadas e os presidentes das comissões.
Para esta semana, a única definição para o Plenário é a votação da Medida Provisória 626/2013, que abriu crédito extraordinário de R$ 2,53 bilhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A MP tranca a pauta do Plenário.
24/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pauta do Plenário depende de reunião com presidentes das comissões
Definição de pauta do Plenário depende de reunião com presidentes de comissões na terça
Eleitos em reunião conjunta os presidentes das comissões
Sarney convoca reunião das comissões para definição de seus presidentes
Reunião de líderes termina sem acordo para indicação de presidentes de comissões
MARINA DEFENDE REUNIÃO DE LÍDERES PARA INDICAR PRESIDENTES DE COMISSÕES