REUNIÃO DA CAE VAI DISCUTIR ANTECIPAÇÃO DE RECEITAS DO ICMS
O requerimento convida o diretor do Banco Central Carlos Eduardo Freitas para prestar informações sobre o entendimento do BC sobre o assunto, os valores e os contribuintes que anteciparam a receita de ICMS e quais os prejuízos causados aos municípios quanto à perda da cota-parte do imposto. Eles também querem saber o prejuízo que os estados podem vir a sofrer devido à concessão de taxa de desconto para fins de antecipação de tributos.
O presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul, também será convidado pois a empresa é uma das que executou contratos com os estados. Osmar Dias disse que outras empresas como a Eletrobras, a Itaipu, a Coca-Cola e a Souza Cruz também firmaram contratos neste sentido. "Eu temo que essa prática possa comprometer as finanças e o equilíbrio fiscal de todos os estados", afirmou. Concordaram com sua opinião os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Carlos Bezerra (PMDB-MT), Ramez Tebet (PMDB-MS), Romeu Tuma (PFL-SP).
A comissão aprovou também outros dois requerimentos. Um de informações do senador José Eduardo Dutra (PT-SE) ao ministro das Minas e Energia, Rodolfo Tourinho, para saber se o estado de Sergipe também realizou operações de antecipação de receitas, e outro, do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), solicitando a convocação do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para prestar informações sobre a transposição das águas do Rio São Francisco.
14/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares apresenta projeto para coibir a prática de antecipação de receitas de ICMS
SUBCOMISSÃO VAI ANALISAR ANTECIPAÇÃO DE RECEITAS
Berfran Rosado realiza reunião para discutir ICMS superfaturado da gasolina
CAE DEBATERÁ CONTRATOS DE ANTECIPAÇÃO DE RECEITAS DOS ESTADOS
BC MANDARÁ SUSPENDER CONTRATOS DE ANTECIPAÇÃO DE ICMS EM ANDAMENTO
Antecipação do ICMS será debatida nesta semana