Ricardo Ferraço defende que CCT seja ouvida na discussão do novo Código Florestal




O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), em discurso nesta quarta-feira (13), reiterou o pleito da comunidade científica de ter a discussão do projeto do novo Código Florestal (PLC 30/11) também na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). Ferraço, inclusive, já apresentou requerimento nesse sentido.

Na opinião do parlamentar, o Senado precisa ter maturidade e racionalidade suficientes para admitir que a busca do equilíbrio no texto, para permitir o desenvolvimento sustentável do país e a conciliação entre preservação da biodiversidade e produção de alimentos, passa longe da paixão política e deve ter por base um debate técnico e científico.

- É a ciência que vai nos dar as bases para que o novo modelo de Código Florestal seja economicamente viável, ecologicamente adequado e socialmente justo, levando Brasil a uma economia verde e ao mesmo tempo rentável e sustentável - disse.

Segundo Ferraço, a comunidade científica considera ter sido praticamente deixada de fora das discussões durante a tramitação na Câmara. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) mencionam, por exemplo, a possibilidade de aproveitar ferramentas de mapeamento baseadas em imagens de satélites e análises digitais de terreno, além de outros estudos e avanços científicos para a melhoria sustentável do uso do solo.

- A comissão [CCT] é o fórum mais adequado para uma discussão neutra, de caráter técnico. Para que possamos ter a contribuição de instituições acadêmicas, de pesquisa e tecnologia respeitadas no Brasil e exterior - declarou.

O projeto de reforma está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O relator, senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), aguarda justamente a votação do citado requerimento para apresentar seu parecer. Já foi definido que também serão ouvidas as comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente (CMA).



13/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ferraço pede que CCT também seja ouvida sobre Código Florestal

Ricardo Ferraço defende modificações no texto do novo Código Florestal

Ricardo Ferraço defende debate técnico sobre questões polêmicas do Código Florestal

Blairo Maggi: sociedade participou da discussão do novo Código Florestal

Ricardo Ferraço relata pedido para que Dilma coordene discussão dos 'royalties'

Ricardo Ferraço pede equilíbrio na discussão dos 'royalties' e critica substitutivo de Vital do Rêgo