Ricardo Ferraço pede criação de comissão para analisar projetos contra corrupção




O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) anunciou ter apresentado requerimento para criação de uma comissão temporária para levantar e analisar todos os projetos que tratam do combate à corrupção no Senado Federal. De acordo com uma pesquisa preliminar, informou haver pelo menos 40 projetos tramitando na Casa para aperfeiçoamento da legislação contra a corrupção.

O parlamentar disse ser preciso "passar o pente fino nessas propostas, avaliar as mais eficazes e urgentes e votá-las num mutirão legislativo". Para ele, "não é mais hora de fazermos discursos, mas sim de apresentarmos soluções".

- É absolutamente necessário ir adiante, para que o Senado possa oferecer resposta objetiva, concreta, robusta - afirmou, defendendo a união entre governo e oposição nesta causa.

Para Ricardo Ferraço, os crimes de corrupção devem ser insuscetíveis de fiança e de liberdade provisória. Também pediu mais celeridade no julgamento desses crimes.

O senador citou estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), segundo o qual"a garfada da corrupção" toma do país entre R$ 51 bilhões a R$ 81 bilhões a cada ano, numa estimativa que só leva em consideração dados oficiais, seja da Controladoria Geral da República ou dos tribunais de contas. Esse dinheiro, afirmou, seria suficiente para a construção de 58 mil escolas ou um milhão de casas populares.

Ele lembrou que o Congresso Nacional já tem uma frente parlamentar mista de combate a corrupção, mas disse que "essa frente precisa ganhar fôlego no Senado Federal, reforçada por uma comissão de caráter decisório".



12/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço pede prioridade para debate sobre FPE

Ricardo Ferraço comemora os 50 anos de criação da Cooabriel

Ricardo Ferraço pede política mais efetiva para a água

Ricardo Ferraço pede fim da impunidade para reduzir mortes no trânsito

Ricardo Ferraço diz ser contrário a projeto de lei que regulamenta a criação de municípios

Ricardo Ferraço elogia criação da Secretaria de Aviação Civil