Ricardo Santos: Conselho de Comunicação Social deve ser criado em breve
- Acreditamos que a imediata instalação do conselho seja imprescindível, tanto do ponto de vista de reparar as protelações em relação à lei, quanto para criar um ambiente no qual os membros da sociedade, diante da mídia, passem da condição passiva de meros consumidores para a condição de cidadãos ativos - disse o parlamentar.
O conselho deverá ser integrado por 13 membros eleitos pelo Congresso e terá entre suas funções elaborar estudos e apresentar sugestões sobre a liberdade de manifestação do pensamento e informação e opinar sobre finalidades educativas e culturais das emissoras. - Há unanimidade quanto à importância do conselho e aguarda-se apenas o momento adequado para sua instalação - disse o senador.
Ricardo Santos destacou o apoio do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso à instalação do conselho, dizendo que ela não ocorreu até o momento "por resistências e polêmicas que já poderiam ter sido superadas".
Em aparte, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) parabenizou Ricardo Santos pelo seu pronunciamento, mas lamentou que, como presidente, Fernando Henrique Cardoso não tenha se mobilizado para a instalação do Conselho de Comunicação Social. Ademir disse que a mídia precisa atender o desejo da coletividade e não somente o de um grupo restrito da classe dominante. "Não consigo compreender a razão da não instalação desse conselho, uma vez que outros segmentos já o possuem".
26/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ricardo Santos: projeto sobre o Conselho de Comunicação Social deve ser votado neste mês
Ricardo Santos ressalta importância do Conselho de Comunicação Social
Suplicy anuncia instalação do Conselho de Comunicação Social para breve
Ricardo Santos: CE trabalhará em parceria com Conselho de Comunicação
Ricardo Santos propõe inclusão da Previdência Social entre os serviços essenciais
Ricardo Santos: morte do prefeito deve servir como sinal de alerta