Ricardo Santos divulga programa da Unesco



O senador Ricardo Santos (PSDB-ES) divulgou, em discurso no Plenário nesta quinta-feira (dia 7), o programa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco0Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz. O programa consiste em abrir as escolas nos fins de semana, criando espaço para que os jovens, especialmente os que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade social, realizem atividades culturais, desportivas e de lazer. O programa está tendo sucesso no Rio de Janeiro, promovendo maior diálogo entre professores e alunos, diminuindo os índices de absenteísmo e reaproximando o jovem e a comunidade da escola.

O programa também está sendo implantado em Pernambuco, está em fase inicial na Bahia, Alagoas, Mato Grosso e nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Maceió, Natal, Palmas, Olinda e Recife, informou o senador. A idéia surgiu como resultado de pesquisas da Unesco, mostrando que o jovem brasileiro olha para o futuro com dúvidas, é indiferente às instituições sociais e não se sente comprometido com o país. Grande contingente vive excluído socialmente e reclama da ausência de espaços, equipamentos e oportunidades para realização de atividades culturais, deportivas e de lazer.

Ricardo Santos destacou que a sociedade brasileira está tendo maior consciência da importância da educação, tanto para o desenvolvimento do país como um todo, como para o progresso individual das pessoas. Para o senador, é consenso que o desenvolvimento sustentado e a construção da cidadania exigem a organização de um sistema nacional de educação de qualidade, setor em que, a seu ver, o Brasil vem alcançando progressos, especialmente no ensino fundamental.

07/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Santos destaca ação da Unesco no controle da Aids

Ricardo Santos divulga simpósio sobre educação infantil

Ricardo Santos pede reestruturação do Programa de Revitalização das Cooperativas Agropecuárias

Ricardo Santos defende inclusão de usinas capixabas no Programa de Co-geração de Eletricidade

Ricardo Santos quer recursos para o Programa Semi-Árido Sustentável

Ricardo Santos propõe aperfeiçoamento do Fies