RICARDO SANTOS PEDE FIM DOS CORTES DE ENERGIA NO ESPÍRITO SANTO
- As falhas no serviço causaram grandes prejuízos às empresas e transtornaram a vida da população capixaba. Trata-se de mais uma ocorrência de um fenômeno que tem-se repetido com uma freqüência cada vez maior nos últimos anos e que reclama solução urgente e definitiva - afirmou.
Segundo ele, a construção da nova linha de transmissão, entre o Vale do Aço (MG) e Guarapari (ES), vem sendo discutida há cinco anos e, este ano, a obra foi incorporada ao planejamento do setor elétrico pela Secretaria de Energia do Ministério das Minas e Energia. Esta é a medida que, na avaliação de Ricardo Santos, pode solucionar o problema no médio prazo, enquanto não vem a solução definitiva - a construção de duas termelétricas a gás no estado, com capacidade de 650 Megawatts (MW).
- A baixa confiabilidade do sistema elétrico capixaba prejudica as grandes indústrias de nosso pólo exportador e as empresas consumidoras em geral - declarou.
O senador destacou que o problema se deve à limitada capacidade de geração da Escelsa. Assim, o estado recebe 86% do que consome (cerca de 1.300 MW), da rede interligada do sistema Sudeste. Desde a privatização, a Escelsa, disse Ricardo Santos, investiu R$ 318,5 milhões na rede elétrica estadual mas, ainda assim, persistem os problemas de origem externa, por conta de o Espírito Santo ser a "ponta de linha" do sistema.
- A magnitude do problema pode ser inferida quando constatamos que, a taxa média anual de crescimento no estado alcançou 12,9%, superior, portanto, à taxa média nacional, que foi de 7,9% - encerrou.
11/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ricardo Santos manifesta preocupação com seca no Espírito Santo
Ricardo Santos elogia escolas-família agrícolas do Espírito Santo
Ricardo Ferraço pede explicações à ANP sobre exclusão do Espírito Santo de rodada de licitações
Ricardo Ferraço registra 15 anos da ‘Folha do Espírito Santo’
Ricardo Ferraço destaca crescimento industrial do Espírito Santo
Ricardo Ferraço anuncia parcerias internacionais firmadas no Espírito Santo