Ricardo Santos manifesta preocupação com seca no Espírito Santo
A estiagem, explicou Ricardo Santos, atinge as regiões do semi-árido - a região Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo -, sendo que o déficit hídrico atinge 68% da área do Espírito Santo. Para lidar com a situação, foi criada pelo governo federal a Câmara Setorial Extraordinária para Convivência com a Seca, sob coordenação do ministro do Desenvolvimento Agrário Raul Jungmann. A Câmara está estudando, segundo Santos, ações emergenciais e programas de longo prazo para melhorar a qualidade de vida da população em momentos de seca.
- É preciso adotar medidas estruturais de longo prazo para ajudar a população a se precaver dos efeitos da estiagem cíclica. O governo não pode atuar apenas na calamidade, e sim adotar medidas de longo prazo para afastar características de calamidade pública e situações de emergência - disse Ricardo Santos. De acordo com o senador, 2001 está sendo um ano hidrologicamente perverso para a região.
O período mais seco vai de maio a setembro - portanto, está apenas se iniciando e tende a agravar-se. Ainda assim, já foi registrada queda na produção: diminuiu cerca de 16% a produção de café; na fruticultura, a diminuição foi de 20% e 40%, dependendo da fruta; a produção de feijão foi reduzida em 43% e houve queda de 30% na produção de cana-de-açúcar. Ricardo Santos sugeriu ao governo a avaliação criteriosa dos efeitos da seca e a extensão das ações emergenciais aos municípios afetados.
29/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
RICARDO SANTOS PEDE FIM DOS CORTES DE ENERGIA NO ESPÍRITO SANTO
Ricardo Santos manifesta preocupação com má gestão da política cafeeira
Ricardo Santos elogia escolas-família agrícolas do Espírito Santo
Ricardo Ferraço registra 15 anos da ‘Folha do Espírito Santo’
Ricardo Ferraço destaca crescimento industrial do Espírito Santo
Ricardo Ferraço anuncia parcerias internacionais firmadas no Espírito Santo