Ricardo Santos quer antecipar ingresso de alunos no ensino fundamental



O senador Ricardo Santos (PSDB-ES) anunciou nesta segunda-feira (12) a apresentação de projeto de lei que antecipa e amplia o ensino fundamental, permitindo o ingresso de alunos aos 6 anos de idade. Ele argumentou que diversos sistemas de ensino, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, têm antecipado o acesso ao ensino fundamental para as crianças de 6 anos e acrescentou que a mudança que propõe tanto pode levar ao término do ensino fundamental aos 13 anos, quanto elevar a escolaridade para nove anos.

Ricardo Santos lembrou que em 1971 o tempo dedicado ao ensino fundamental e médio caiu de 12 para 11 anos, observando que a tendência internacional conduz ao aumento geral da escolaridade.

O senador disse ter apresentado o projeto baseado em evidências científicas indicando que o amadurecimento da criança pode ocorrer mais cedo e que a alfabetização pode ser iniciada aos 6 anos ou até antes. De acordo com esses estudos, informou o senador, quanto maior o tempo letivo, maior tende a ser o rendimento escolar.

12/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Ricardo Santos antecipa para seis anos o ingresso no ensino fundamental

MEC recorre da decisão que permite ingresso de crianças menores de seis anos no ensino fundamental

Flávio Arns defende aprovação de projeto que antecipa ingresso de criança no ensino fundamental

318 mil alunos entram no Ensino Fundamental em 2008

Educação: Mais de 560 mil alunos são cadastrados para o Ensino Fundamental

Ricardo Santos apresenta propostas para garantir maior qualidade do ensino