Ricardo Santos quer reverter cobrança de IPI sobre rochas ornamentais



O senador Ricardo Santos (PSDB-ES) fez um apelo aos líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR), e na Câmara, Arnaldo Madeira (PSDB-SP), para que ajudem a demover o ministro da Fazenda, Pedro Malan, de sua decisão de tributar o setor de rochas ornamentais com alíquota de 10% de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Ele explicou que o setor é isento desde 1984, em função das particularidades de suas unidades industriais - são cerca de 10 mil empresas em sua maioria micros, pequenos e médios estabelecimentos.

Segundo Ricardo Santos, esse tipo de empresa não tem como influenciar o mercado fixando preços, portanto não tem margens para absorver uma majoração de imposto, sem grande repercussão na redução de sua rentabilidade com conseqüências diretas sobre retração de oferta e diminuição do nível de emprego.

O senador pelo Espírito Santo se declarou decepcionado diante da edição do Decreto nº 3.822, de 25 de maio do corrente ano que, ao invés de isentar o setor, simplesmente baixou a alíquota de 10% para 9%. O governo se mostrou intransigente diante do Congresso Nacional que se mobilizou por meio das bancadas da Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rondônia, Paraíba e Minas Gerais, para respaldar a justa reivindicação dos empresários e trabalhadores, argumentou.

Ricardo Santos afirmou que a justificativa da Receita Federal de taxar, por analogia, a produção de pedras ornamentais com a mesma alíquota do setor de cerâmica de base branca não é procedente, uma vez que a produção de cerâmica branca é feita por 120 empresas, todas líderes de grande porte, com poder de barganha sobre preços finais.

A produção de rochas ornamentais, ao contrário, é pulverizada em 10 mil empresas de pequeno porte, espalhadas por centenas de municípios brasileiros, muitos deles situados em regiões pobres do Nordeste, Espírito Santo e Vale do Jequitinhonha (MG), concluiu Ricardo Santos.

29/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Santos faz defesa do setor de rochas ornamentais

Ricardo Santos propõe o fortalecimento das cooperativas de leite para reverter dificuldades do setor

Ciência e Tecnologia: IPT lança catálogo digital de rochas ornamentais

Ricardo Santos protesta contra cobrança retroativa nos terrenos de marinha

Marcos Guerra propõe medidas para aumento da exportação de rochas ornamentais

Ricardo Santos quer modificar resolução do BC sobre financiamento de estoque de café