Ricardo Santos reivindica verbas para o Porto Barra do Riacho
Para Ricardo Santos, é indispensável que o Ministério dos Transportes redefina suas prioridades em relação à modernização da infra-estrutura portuária brasileira, destinando mais recursos orçamentários a projetos como Barra do Riacho, que possui maior relação custo/benefício.
O senador lembrou que o simples fato de o porto de Barra do Riacho estar localizado fora da região metropolitana, em zona de densidade geográfica baixa, constitui diferencial competitivo importante, garantindo ao porto amplas possibilidades de expansão de sua área e também maior facilidade no fluxo de cargas, sem as desvantagens dos portos situados em áreas intensamente urbanizadas.
Segundo Ricardo Santos, o que está realmente em jogo é o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro, em especial a elevação da produtividade e a diminuição dos serviços portuários, fatores decisivos para o melhor equacionamento do balanço de pagamentos do país.
Em aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) disse que o porto de Barra do Riacho é a solução natural para a exportação de celulose, madeira, contêineres de carga geral, em função de seu grande calado e de sua ligação ferroviária à Vitória-Minas e rodoviária com as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Também em aparte, o senador Paulo Hartung (PPS-ES) afirmou que destinar mais verbas para o porto de Barra do Riacho não é favor para o Espírito Santo, mas solução para o Brasil.
19/04/2001
Agência Senado
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