Rio Grande do Norte precisa de socorro imediato, diz Garibaldi



Devido às chuvas e inundações que castigam o Nordeste, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse que seu estado, o Rio Grande do Norte, "precisa do socorro imediato do governo federal". Vários municípios do estado estão em situação de emergência e estima-se que cerca de 30 mil pessoas estejam desabrigadas.

- Contamos com a sensibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - disse o senador, em pronunciamento nesta segunda-feira (4).

Garibaldi disse que não pode se repetir agora o que ocorreu no ano passado, "quando o governo federal prometeu enviar ao estado R$ 98 milhões em ajuda, mas acabou repassando somente R$ 7 milhões".

- O fenômeno das chuvas se repetiu neste ano. O da omissão e da indiferença também vai se repetir? - indagou.

O parlamentar assinalou que as chuvas podem prejudicar a atividade econômica da região, como a existente no Vale do Açu, onde há o cultivo de banana, mamão e melão e também a criação de camarão.

O senador José Agripino (DEM), que também representa o Rio Grande do Norte, alertou para o perigo de que, com as atuais inundações, as empresas que atuam nos locais afetados decidam se mudar para outro lugar.

- Se isso acontecer, quantos empregos perderemos? - perguntou Agripino.

Aposentados e fator previdenciário

Garibaldi também homenageou o Dia Internacional do Trabalho, comemorado na última sexta-feira (1º). Ele aproveitou a ocasião para elogiar o senador Paulo Paim (PT-RS) pelas propostas que visam beneficiar os trabalhadores e os aposentados, como a que acaba com o fator previdenciário , utilizado no cálculo da aposentadoria, e a que estende aos aposentados o mesmo reajuste concedido ao salário mínimo.



04/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dilma determinou atendimento rápido e socorro imediato às áreas afetadas por enchentes na região Norte

Garibaldi: Festa do Boi mostra pujança do Rio Grande do Norte

Garibaldi diz que Rio Grande do Norte terá usina de biodiesel

Garibaldi defende nova refinaria no Rio Grande no Norte

Garibaldi diz que fiscais do trabalho estão se excedendo no Rio Grande do Norte

Garibaldi diz que Rio Grande do Norte tem estrutura para sediar nova refinaria de petróleo