Roberto Cavalcanti alerta para acidentes no transporte de blocos de rocha



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) defendeu, em discurso nesta quinta-feira (28), a aprovação de projeto de sua autoria (PLS 116/10) que estabelece exigências mínimas a serem cumpridas para o transporte de blocos de rocha bruta. O objetivo, explicou o senador, é "interromper definitivamente a sucessão de tragédias" causadas pelo transporte inadequado desses blocos. Ele disse ter sido alertado por um empresário capixaba sobre o descaso dos transportadores com a segurança no trânsito.

Segundo o senador, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou normas que estabelecem requisitos de segurança para disciplinar o transporte de blocos de rochas. No entanto, por entenderem que devem obedecer apenas ao Código de Trânsito Brasileiro, os transportadores têm ignorado as normas do Contran, que disciplinam atividades específicas.

- A interpretação inadequada da legislação pode implicar em negligência - afirmou o senador.

Roberto Cavalcanti disse que as irregularidades mais frequentes são o excesso de peso e a precária fixação da carga à carreta, o que compromete a estabilidade do veículo e aumenta o risco para os motoristas e transeuntes. Seu projeto, explicou o senador, além de estabelecer exigências mínimas a serem cumpridas pelos transportadores, explicita a obrigatoriedade de o transporte de rochas atender ao disposto nas normas técnicas de segurança editadas pelo Contran.

O projeto determina, ainda, que o motorista de veículo destinado ao transporte desse tipo de carga deve se submeter a curso teórico e treinamento prático específico.

Roberto Cavalcanti informou que as Câmaras Técnicas do Contran estão desenvolvendo estudos sobre procedimentos e equipamentos mais adequados à segurança do transporte de rochas

- Discute-se, por exemplo, a conveniência do transporte de rochas em caçambas ou em contêineres, como forma de evitar seu tombamento na via pública, analisando-se os problemas e as limitações que cada tipo de procedimento acarreta - disse.

O senador ainda registrou a passagem do terceiro ano da morte do jornalista Octávio Frias, fundador do Grupo Folha, que edita o jornal Folha de S. Paulo.



29/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti pede inclusão da Paraíba em licitação de blocos de petróleo da ANP

Roberto Cavalcanti pede para José Alencar apoiar inclusão da Paraíba em licitação da ANP para blocos de exploração de petróleo

Roberto Cavalcanti alerta consumidor para endividamento nos cartões de crédito

Roberto Cavalcanti alerta para colapso nacional na área de telefonia

Roberto Cavalcanti alerta para problemas decorrentes do envelhecimento da população

Roberto Cavalcanti alerta para 'apagão logístico' se o governo não investir em infraestrutura