Roberto Cavalcanti alerta para 'apagão logístico' se o governo não investir em infraestrutura



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) alertou, em discurso nesta terça-feira (13), para a possibilidade de o Brasil enfrentar um "verdadeiro apagão logístico" se o governo não investir pesadamente para melhorar a infraestrutura do país, especialmente os portos.

Assinalou que, no caso dos portos, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê aplicações de R$ 10 bilhões, mas estudo do próprio governo observa que serão necessários pelo menos R$ 42 bilhões caso o Brasil cresça anualmente entre 4% e 5% nos próximos anos.

- Para fugirmos de um apagão logístico daqui a menos de cinco anos, precisamos de 265 obras no setor portuário, mas o PAC nos oferece 51. É preciso que o próximo presidente da República esteja comprometido com a idéia de aumentar a musculatura do PAC - opinou o senador.

Roberto Cavalcanti sustentou que, além da falta de investimentos, a área portuária brasileira sofre com problemas de gestão e burocracia, elevando ainda mais o chamado "custo Brasil'. Informou que tem estudado os problemas dos nossos portos e, nos próximos dias, vai se aprofundar no assunto, pois foi indicado relator, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do projeto (PLS 117/10) que trata da segurança do tráfego aquaviário, buscando estimular a livre concorrência no serviço de praticagem. Disse que pretende ouvir todos os lados interessados.

Marco Maciel, 70 anos

No mesmo discurso, Roberto Cavalcanti saudou o senador Marco Maciel (DEM-PE) que irá completar 70 anos no próximo dia 21, lembrando que nesta dia os senadores estarão em recesso. Ele afirmou que Marco Maciel é um político e intelectual respeitado em todo o Brasil por sua lealdade, caráter, competência, firmeza e conduta ilibada. Lembrou que, além de deputado e senador, Marco Maciel foi ministro por duas vezes e vice-presidente da República, também por duas vezes, quando ocupou a Presidência em várias ocasiões.

Também saudaram Marco Maciel, em apartes, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP), Romeu Tuma (PTB-SP) e Alvaro Dias (PSDB-PR).



13/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró alerta para apagão logístico no Centro-Oeste

Roberto Cavalcanti: é preciso investir nos municípios pobres para acabar com desigualdade

Roberto Cavalcanti chama atenção para deterioração da infraestrutura aeroportuária

Roberto Cavalcanti alerta para acidentes no transporte de blocos de rocha

Roberto Cavalcanti alerta consumidor para endividamento nos cartões de crédito

Roberto Cavalcanti alerta para colapso nacional na área de telefonia