Roberto Cavalcanti alerta para colapso nacional na área de telefonia
"O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, já admite risco de um 'caladão', ou seja, a possibilidade de um colapso geral no sistema de telefonia, primeiro lugar no ranking de reclamações dos consumidores junto aos Procons estaduais". O alerta foi feito pelo senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), que da tribuna do Plenário registrou que na semana passada "a Paraíba ficou muda" e a população teve que enfrentar diversos transtornos.
O senador pela Paraíba informou que os prejuízos financeiros causados pelo "apagão" da última quarta-feira (9) foram inestimáveis, principalmente pelo fato de a pane ter ocorrido no período natalino, a principal época de vendas. Ele acrescentou que o Procon da Paraíba autuou a Oi, que pode ser obrigada a pagar uma multa de até R$ 3 milhões.
- A Assembléia Legislativa já solicitou explicações da Oi, da TIM e da Claro, cujas interrupções na prestação de serviços têm sido frequentes, e ameaça entrar com ação popular contra as operadoras, denunciando-as pelos péssimos serviços, em respeito aos usuários que pagam uma das tarifas mais caras do planeta e mesmo assim ficam impossibilitados de se comunicarem dentro das regras estabelecidas para o setor - afirmou Roberto Cavalcanti.
Outro assunto abordado pelo senador foi a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que está sendo realizada em Brasília até o dia 17 de dezembro. Ele destacou que o tema escolhido foi "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital". Roberto Cavalcanti opinou que a rapidez da evolução do setor, sobretudo no que diz respeito a tecnologias como a internet, a telefonia celular e a TV digital embasam a constatação de que o marco regulatório brasileiro se encontra ultrapassado.
Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou os três eixos temáticos que nortearão a discussão: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania, direitos e deveres. Ele declarou que os homens públicos reconhecem a importância de a comunicação ser transparente, de os fatos serem divulgados de uma forma que a população, em vez de ser induzida a pensar dessa ou daquela forma, chegue às suas próprias conclusões.
14/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roberto Cavalcanti critica "colapso do controle aéreo" no Brasil
Roberto Cavalcanti cobra aplicação dos recursos do Fust em telefonia fixa para os mais pobres
Roberto Cavalcanti alerta para acidentes no transporte de blocos de rocha
Roberto Cavalcanti alerta consumidor para endividamento nos cartões de crédito
Roberto Cavalcanti alerta para problemas decorrentes do envelhecimento da população
Roberto Cavalcanti alerta para 'apagão logístico' se o governo não investir em infraestrutura