Roberto Cavalcanti lista primeiros cursos de administração do país



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) listou os primeiros cursos de administração surgidos no Brasil. Para ele, o aumento da importância da profissão acompanhou crescimento da economia brasileira.

O primeiro curso a surgir no Brasil, relatou o parlamentar, foi o da Escola Superior de Administração e Negócios, em São Paulo, em 1941. Cinco anos depois foi criada a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, a FEA-USP.

Em 1952 foi a vez de a Fundação Getúlio Vargas (FGV) criar a Escola Brasileira de Administração Pública. Em 1954, finalizou Roberto Cavalcanti, foi criada a Escola de Administração de Empresas, também em São Paulo.

O senador lembrou que a profissão foi criada em 9 de setembro de 1965, por meio da Lei 4.769, que criou também o Conselho Federal e os Conselhos Estaduais de Administração. Ele se disse um místico e afirmou que o dia do administrador foi comemorado em uma data numerologicamente significativa este ano: 09/09/09.

O senador agradeceu o recebimento da Medalha do Mérito do Administrador, conferida pelo Sindicato dos Administradores da Paraíba, em nome do presidente deste, Lúcio Flávio Costa. Também homenageou o presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba, Marco Antonio Melo de Oliveira, e o presidente do Conselho Federal de Administração, Roberto Carvalho Cardoso - este presente à homenagem realizada no Plenário do Senado.



15/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Primeiros cursos jurídicos do país favoreceram a independência do país, diz Maciel

Roberto Cavalcanti: precariedade da infraestrutura pode impedir desenvolvimento do país

Roberto Cavalcanti diz que Plano Real transformou o Brasil em outro país

Roberto Cavalcanti defende o aperfeiçoamento das regras para expansão da banda larga no país

Ivo Cassol critica os cem primeiros dias da administração de Rondônia

Roberto Cavalcanti despede-se do Senado