Roberto Freire quer acabar com registro de imóveis em cartório privado



O senador Roberto Freire (PPS-PE) apresentou nesta quarta-feira (dia 22) proposta de emenda constitucional (PEC) que pretende retirar dos cartórios privados, e entregar ao poder público municipal, mediante legislação estadual, ou distrital, no caso do Distrito Federal, a prerrogativa de registrar imóveis. Na justificação da proposta, Roberto Freire argumenta que há denúncias em todo o país sobre irregularidades praticadas pelos cartórios privados.

- Esses serviços não só oneram a transferência da propriedade, permitindo tão-somente a locupletação privada sem gerar, em contra partida, benefícios públicos, como também retiram dos agentes públicos a capacidade de impor tributos, pelo privilégio da informação de que se beneficiam esses agentes privados - frisa o parlamentar.

Roberto Freire lembrou que na recente discussão sobre a gratuidade das certidões de nascimento, quando se procurava afirmar o direito do cidadão, os cartórios ofereceram grande resistência. Na sua opinião, se o poder público fosse o responsável pela emissão dessas certidões e responsável pelos serviços notoriais, seria mais fácil aplicar a gratuidade, a partir da colaboração da rede de saúde pública.

- Esse é mais um exemplo dos males acarretados por essa instituição ultrapassada do cartório - salientou.

22/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA quer enquadrar Detrans que exigem registro em cartório de contratos de financiamento de veículos

Roberto Amaral quer maior investimento privado em ciência e tecnologia

Alvaro Dias quer acabar com leilões extrajudiciais de imóveis hipotecados pelo SFH

Flexa Ribeiro quer acabar com taxa de ocupação de imóveis da Marinha em Belém

Freire quer acabar com autorização para médicos exercerem dois cargos

Roberto Freire quer interiorizar a medicina