Rocha apela por indicação de integrantes da CPI das Pesquisas Eleitorais



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) fez apelo em Plenário, nesta terça-feira (26), aos líderes partidários para que eles indiquem os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pesquisas Eleitorais, que investigará a atuação dos institutos nas eleições de 2000. O requerimento para a criação da CPI foi apresentado por ele no dia 14 deste mês com 30 assinaturas. A publicação no Diário Oficial do Senado Federal ocorreu no último dia 15.

- Espero que desta vez essa CPI possa ser instalada e possa funcionar. Diferente do que aconteceu após as eleições de 1998, quando CPI mista com os mesmos objetivos foi criada, instalada, mas não funcionou por interferência de alguns partidos, que desarticularam a comissão - afirmou o senador.

Sebastião Rocha justificou a importância de sua iniciativa citando os exemplos de Macapá (AP) e Goiânia (GO). Ele lembrou que pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) para prefeito de Macapá apontava João Henrique com 42% das intenções de voto e João Bosco Papaleu Paz com 25%. Nas urnas, acrescentou, João Henrique venceu com 0,33% de diferença. No caso de Goiânia, informou o parlamentar, houve erro de 27% em pesquisa divulgada pelo Ibope e apresentada no Jornal NacionalI nas vésperas das eleições, cujo resultado final elegeu o prefeito Pedro Wilson, que estava em terceiro lugar na pesquisa.

- Não há no mundo um instituto de pesquisa com margem de erro dessas proporções. É preciso que esses órgãos aprimorem suas metodologias e se preocupem com a manutenção da democracia, caso contrário, a melhor opção é fechar suas portas. A população está sendo vítima do descrédito desses institutos - disse.

O parlamentar ressaltou que o objetivo da comissão não é denegrir a imagem dos institutos de pesquisa, mas identificar, por meio de investigações, se alguns deles têm deficiências metodológicas ou se submetem a forças políticas e econômicas.

Sebastião Rocha informou que o presidente do Senado, Ramez Tebet, adotará todas as providências que lhe cabem para a implantação da CPI das Pesquisas Eleitorais.



26/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rocha quer CPI das pesquisas eleitorais

Rocha vai propor nova CPI das pesquisas eleitorais

Rocha pede aos líderes que indiquem os membros da CPI das Pesquisas Eleitorais

Mozarildo propõe mudanças nas pesquisas eleitorais

GERALDO CÂNDIDO CRITICA MAU USO DAS PESQUISAS ELEITORAIS

CCJ examina maior rigor nas pesquisas eleitorais