Rocha quer CPI das pesquisas eleitorais



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) anunciou nesta quinta-feira (21), no Plenário do Senado, estar encaminhando à Mesa da Casa requerimento de sua autoria, apoiado por 30 assinaturas, pedindo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades que têm ocorrido com as pesquisas eleitorais. A medida, que pretende esmiuçar os trabalhos realizados pelos institutos de pesquisa do país, terá, segundo o senador, um caráter preventivo com vistas às próximas eleições.

Várias pesquisas eleitorais realizadas no Brasil, segundo Sebastião Rocha, têm favorecido determinados candidatos, como ocorreu no Amapá, onde, nas últimas eleições, o Ibope deu, às vésperas do pleito, uma vantagem de 14 pontos percentuais para o candidato governista, que acabou ganhando com uma margem insignificante, de décimos.

As pesquisas eleitorais no Brasil, segundo Sebastião Rocha, têm apresentado, com freqüência, números divergentes entre si e grande discrepância dos resultados finais, atingindo todos os estados da Federação. Os casos mais graves, nas últimas eleições, ocorreram em Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Macapá (AP) - registrou.

Nos grandes estados e em grande parte dos municípios, o problema é grave, afirmou o senador, para quem a CPI, mesmo que não consiga punir os institutos de pesquisa que incorram em graves irregularidades, conseguirá, certamente, contribuir para a moralização das pesquisas eleitorais no país.

A instalação da CPI para apurar as irregularidades nos institutos de pesquisa, segundo Sebastião Rocha, vai trazer enormes benefícios para o fortalecimento de todos os partidos e da democracia no país, atuando em caráter preventivo contra novas irregularidades nas próximas eleições.

Ao concluir o seu pronunciamento, Sebastião Rocha mostrou-se favorável a uma coligação, para as próximas eleições, entre o PDT, seu partido, o PPS e o PTB, desde que preservada a "individualidade partidária" de cada um.



21/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rocha vai propor nova CPI das pesquisas eleitorais

Rocha apela por indicação de integrantes da CPI das Pesquisas Eleitorais

Rocha pede aos líderes que indiquem os membros da CPI das Pesquisas Eleitorais

VALADARES QUER LIMITAR DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS ELEITORAIS

DUTRA QUER REFORÇAR CONTROLE SOBRE AS PESQUISAS ELEITORAIS

Mozarildo propõe mudanças nas pesquisas eleitorais