Rodrigo Rollemberg comenta pesquisa que mostra Brasília como campeã de desigualdade e pede mais recursos para Entorno




O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) lamentou em Plenário, nesta quarta-feira (21), o resultado de estudo divulgado ontem que apontou Brasília como a região metropolitana com maior concentração de renda em todo o país.

De acordo com Rollemberg, a pesquisa, realizada em conjunto pelo Instituto Brasiliense de Estudos da Economia Regional (Ibrase), pela Comissão de Desenvolvimento Regional do Conselho Federal de Economia (Confecon) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), mostrou a realidade das doze grandes áreas metropolitanas do país, revelando que nada menos que 95,87% do Produto Interno Bruto (PIB) metropolitano de Brasília está concentrado no Distrito Federal, restando apenas 4,13% para as cidades do entorno.

- Segundo o estudo coordenado pelo economista Júlio Miragaia o Distrito Federal é a região com terceiro maior Produto Interno Bruto [PIB] do Brasil, depois de São Paulo e Rio de Janeiro, superando amplamente as regiões de Belo Horizonte e Porto Alegre, com crescimento de 151% na última década - disse Rollemberg.

O senador destacou a necessidade de o Distrito Federal ampliar os investimentos nas cidades do Entorno. Nesse sentido, mencionou projeto de lei de sua autoria que atende a essa finalidade ao destinar um percentual dos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) a investimentos nos municípios do Entorno de Brasília.

Ele se referiu ainda a uma série de audiências públicas que serão realizadas no próximo ano pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) para tratar do tema. O primeira das reuniões, conforme adiantou, contará com a presença do economista Júlio Miragaia, coordenador da pesquisa comentada hoje em seu discurso.



21/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg aponta desigualdade social de Brasília

Rodrigo Rollemberg pede mais rigor contra motoristas alcoolizados

SENADOR COMENTA PLANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENTORNO DE BRASÍLIA

Rodrigo Rollemberg pede mais investimento em ciência e vê atraso no programa espacial do país

Rodrigo Rollemberg lamenta ‘situação de abandono’ de Brasília

Rodrigo Rollemberg saúda novo arcebispo de Brasília