Rodrigo Rollemberg pede mais rigor contra motoristas alcoolizados



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em pronunciamento nesta quinta-feira (12), cumprimentou os deputados federais pela aprovação do projeto de lei que torna mais rígida a Lei Seca, aumentando a pena para quem conduzir veículo sob a influência de álcool ou outras substâncias. O parlamentar se declarou chocado com os números sobre acidentes de trânsito no Brasil, onde 160 pessoas morrem a cada dia. Além disso, frisou o senador, no ano passado três pessoas a cada minuto receberam seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre (DPVAT).

- Diante de uma situação alarmante como essa, com prejuízos humanos incontornáveis, não é apenas com campanhas de sensibilização que vamos mudar a situação. É fundamental mudar a lei. Não há mais conscientização que resolva um problema dessa dimensão – declarou o senador.

Citando a legislação de trânsito de outros países, Rollemberg cobrou punição mais severa e eficiente para o consumo de álcool por motoristas no Brasil.

- Em alguns estados norte-americanos, se o condutor recusa o teste do bafômetro, há presunção de embriaguez e a apreensão imediata do veículo e da carteira de habilitação. O motorista também é preso em flagrante e tem penas equivalentes a um condutor reprovado pelo teste. O conjunto de medidas fez com que o número de motoristas alcoolizados envolvidos em acidentes nos Estados Unidos caísse de 50% nos anos 1970 a 20% atualmente - informou.

O parlamentar espera que a matéria seja discutida no Senado sem demora, de modo que a Casa dê sua contribuição para enfrentar a violência no trânsito.



12/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg pede mais investimento em ciência e vê atraso no programa espacial do país

Rodrigo Rollemberg comenta pesquisa que mostra Brasília como campeã de desigualdade e pede mais recursos para Entorno

Nova Lei Seca já prendeu 207 motoristas alcoolizados em SP

Direção Segura flagra 18 motoristas alcoolizados na Capital

Rodrigo Rollemberg pede maior valorização da educação brasileira

Rodrigo Rollemberg destaca manifestações da sociedade contra a corrupção