Rollemberg apela a Dilma pela preservação urbanística de Brasília
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) apelou à presidente Dilma Rousseff contra o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), um projeto que altera várias normas de ocupação do solo na capital federal.
Rollemberg defende que o projeto seja retirado de tramitação e colocado sob a análise da população de Brasília. Para ele, o plano é uma "aberração e agressão à cidade" e movido por interesses inconfessáveis que buscam a privatização de áreas públicas, o que, em sua avaliação, põe em risco um patrimônio da Humanidade.
O senador mencionou a forte rejeição da população de Brasília à proposta e a preocupação dos arquitetos com a possibilidade de descaracterização do conjunto urbanístico de Brasília.
- Brasília é tombada não porque deve ser preservada; ela é tombada porque merece ser preservada. Essa é a razão do tombamento: um projeto tão singular, tão fantástico, tão diferente, que a própria Unesco reconheceu como primeira cidade moderna que deveria ser tombada pelo que ela significa como feito histórico - afirmou o senador.
21/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rollemberg faz críticas ao Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília
ARRUDA PROPÕE UNIÃO PELA PRESERVAÇÃO DO PROJETO ORIGINAL DE BRASÍLIA
HARTUNG APELA AO STF POR PRESERVAÇÃO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Código Florestal: Rollemberg diz que redução das áreas de preservação pode ser 'tiro no pé'
Rollemberg critica governo do Distrito Federal e pede preservação de área da Embrapa
Código Florestal deve contar com instrumentos que incentivem a preservação ambiental, diz Rodrigo Rollemberg