Rollemberg registra Dia do Cerrado e pede mais unidades de conservação
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) registrou a passagem, no domingo (11) do Dia do Cerrado, lembrando que Brasília se encontra dentro desse bioma. Ele lamentou a grande quantidade de incêndios no Distrito Federal, que já atingiram mais de 20 mil hectares de cerrado e disse que, a pedido do Instituto Chico Mendes, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar se os incêndios foram criminosos.
Rollemberg se dirigiu à população do DF sobre os cuidados que precisam ter na manipulação de fogo nesta época de seca. Ele sugeriu que se faça uma reflexão e uma mobilização em defesa do cerrado, que está sendo devastado sem que ainda se conheça as riquezas naturais que esse bioma abriga em sua biodiversidade. O senador sugeriu que o governo do DF faça campanhas ambientais educativas permanentes.
- Até hoje, em pleno século 21, parte do cerrado vem criminosamente se transformando em carvão para alimentar especialmente algumas siderúrgicas do estado de Minas Gerais - disse o senador, em discurso nesta segunda-feira (12).
Rollemberg lembrou que tem alertado o Senado para a possibilidade de, após a aprovação do projeto do novo Código Florestal, haver uma ampliação do desmatamento legal, porque apenas 20% da área do cerrado é tida como reserva legal.
O senador ainda defendeu a ampliação, pelo governo, das unidades de conservação no cerrado e reivindicou que seja estendido a esse bioma o controle do desmatamento feito na Amazônia, através de satélite, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
12/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Licenciamento no entorno de Unidades de Conservação vai demorar mais
Dia da Amazônia é comemorado com mais recursos para unidades de conservação
Vanessa Grazziotin pede atenção do governo para unidades de conservação na Amazônia
Rodrigo Rollemberg cobra proteção para o Cerrado
Rollemberg destaca debate da SBPC sobre o cerrado
Rollemberg quer fim do desmatamento no cerrado e aumento da produtividade