Rollemberg pede mais empenho contra racismo



Apesar de destacar avanços na promoção da igualdade racial, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) lamentou nesta terça-feira (18) a persistência de casos de racismo no país. Em sua opinião, as denúncias de discriminação pela raça não refletem ocorrências casuais, mas são um fato cotidiano que precisa ser enfrentado de forma sincera e profunda pelo conjunto da sociedade.

Nos últimos dias, foram relatados dois casos de racismo em Brasília: uma australiana residente no país se recusou a ser atendida por uma manicure negra e uma passageira chamou a cobradora de um ônibus de "negra ordinária".

Rollemberg elogiou a Universidade de Brasília pelo pioneirismo na implementação de cotas raciais no acesso ao ensino superior e saudou a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. Em sua avaliação, porém, ainda tem sido tímida a implementação de medidas efetivas contra a intolerância e o preconceito.

- Nós não podemos conviver, em pleno século 21, com estatísticas odientas, odiosas, estatísticas que nos envergonham e que nos remetem à barbárie. O que nós estamos vivendo é uma cultura de guerra, uma cultura da intolerância, uma cultura do preconceito que precisa ser imediatamente enfrentada e revertida em benefício do conjunto da sociedade brasileira.” - protestou.



18/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice pede mais empenho contra a mortalidade materna

Paim pede leis mais duras contra o racismo

Jayme Campos pede mais empenho do governo em relação às restrições da União Européia contra a carne brasileira

Rollemberg pede mais investimentos contra desigualdades regionais

Rodrigo Rollemberg pede mais rigor contra motoristas alcoolizados

Lídice da Mata pede empenho contra abuso de crianças