Rollemberg pede mais investimentos contra desigualdades regionais
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) registrou, em pronunciamento em Plenário nesta quinta-feira (21), o término da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, saudando a pactuação de estratégias para enfrentar as desigualdades sociais do país. Para Rollemberg, apesar dos avanços econômicos, o cenário de desenvolvimento humano do Brasil segue "extremamente preocupante".
- Para enfrentar os enormes desafios de combate à pobreza, os enormes desafios de redução das desigualdades sociais e regionais, precisamos investir em uma política nacional de desenvolvimento regional, compreendendo toda diversidade de nosso país - afirmou.
O parlamentar qualificou como grande conquista a regulamentação do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), mas sugeriu que a região do Entorno do Distrito Federal seja considerada território estratégico em todos os programas de governo. Rollemberg lembrou que o Distrito Federal e as cidades vizinhas constituem um dos casos mais graves de disparidade regional em região metropolitana: enquanto o Brasil tem uma renda média per capita de R$ 16 mil, Águas Lindas de Goiás atinge apenas R$ 2,8 mil.
Rollemberg agradeceu ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do presidente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, pelo empenho no desenvolvimento da região. Ele acredita, porém, que investimentos em infraestrutura e logística fariam o Centro-Oeste contribuir ainda mais com o desenvolvimento do país:
- O Centro-Oeste foi uma região que cresceu 3,3% no ano passado, ou seja, o triplo da média nacional, dando uma contribuição significativa para o crescimento brasileiro. Se não fosse esse índice de crescimento do Centro-Oeste, 3,3%, certamente o crescimento nacional ainda seria menor do que o 0,87% registrado - salientou.
21/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges aplaude recriação da Sudene e pede investimentos para diminuir desigualdades regionais
MOZARILDO PEDE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS
Vanessa Grazziotin pede união pelo fim das desigualdades regionais
Rollemberg pede mais empenho contra racismo
FREITAS NETO QUER MAIS COMBATE ÀS DESIGUALDADES REGIONAIS
Rodrigo Rollemberg pede mais rigor contra motoristas alcoolizados