Romero Jucá analisa relatório do PNUD que culpa a corrupção pelo subdesenvolvimento



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) analisou relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que aponta a corrupção endêmica nos países com o perfil político do Brasil como uma das principais causas do seu subdesenvolvimento. Segundo o senador, o relatório, elaborado para o ano de 2003, questiona a razão de velhos problemas desses países persistirem, não obstante os avanços econômicos e sociais do mundo globalizado.

Para Jucá, não é por outra razão que os noticiários não cessam de denunciar esquemas, "laranjas", "propinodutos", "gafanhotos" e demais crimes de colarinho branco que promovem concentração de renda nas mãos de uma minoria, independente dos avanços institucionais verificados no Brasil no tocante ao fortalecimento do Ministério Público e do Poder Legislativo.

O senador constatou no relatório do PNUD, segundo assinalou, que, no plano externo, alguns dos problemas existentes no comércio internacional, onde se praticam políticas para países ricos que discriminam os pertencentes ao chamado Terceiro Mundo, verifica-se um agravamento da pobreza nesses países. A seu ver, são vários os fatores intrínsecos à essa realidade, entre eles, as disparidades nas relações importações-exportações, cenário onde o Brasil perde terreno devido aos subsídios que os países ricos praticam em relação à produção agrícola, fato denominado de protecionismo.

- Os países ricos gastam a bagatela de US$ 300 bilhões a cada ano para protegerem os privilégios e a ineficiência dos seus produtores agrícolas - afirmou, acrescentando que os mesmos países signatários dos mais nobres e elevados acordos da ONU, são os mesmos que não hesitam em distorcê-los, em prejuízo dos mais pobres.



26/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá explica atraso no relatório ao projeto de reajuste de aposentadorias pelo salário mínimo

Comissão analisa relatórios de Romero Jucá sobre terrorismo e direito de greve

Romero Jucá diz que reposição do FGTS foi decidida pelo STF

Principais pontos do relatório Romero Jucá sobre a reforma tributária

Principais pontos do relatório Romero Jucá sobre a reforma tributária

Romero Jucá nega envolvimento com mensalão e afirma não haver menção a seu nome no relatório da PF