Romero Jucá elogia Embrapa
- É lamentável - acrescentou - que nossos órgãos de pesquisa e fomento não tenham a mesma visão estratégica da Embrapa. Os recursos para bolsas de estudo no exterior vêm minguando a passos largos.
O senador disse que, graças ao trabalho da Embrapa, nas duas últimas décadas a produção agrícola brasileira passou de 35 milhões de toneladas de grãos para mais de 80 milhões. Ele citou relatório das atividades da empresa no ano passado, no qual são apresentadas, entre outras inovações, a pesquisa para produção de bioinseticida contra o mosquito da dengue e a criação de máquinas como a abanadora para feijão acionada por motor elétrico, a trilhadora estacionária para arroz com motor a gasolina e o medidor computadorizado do teor de clorofila nas plantas.
A Embrapa realiza ainda acordos de cooperação internacional, acrescentou Jucá. Somente em 2000, disse, a empresa recebeu mais de 100 representantes de 23 países. O senador registrou ainda que, no plano de safra 2000/2001, o governo federal, com o apoio da Embrapa, ampliou seu trabalho de atualização tecnológica dos produtores, com a realização de 150 seminários para um público de 2.260 técnicos e produtores rurais.
31/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Romero Jucá elogia atuação do TCU
Romero Jucá elogia trabalho do TCU
Romero Jucá elogia investimento do BC na transparência
ROMERO JUCÁ ELOGIA BANCO DO BRASIL
ROMERO JUCÁ ELOGIA A REFORMA AGRÁRIA DO GOVERNO
Romero Jucá elogia Programa Bolsa-Escola