Romeu Tuma pede proteção para Patruni



O coordenador dos trabalhos da comissão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que apura denúncias contra o presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), senador Romeu Tuma (PFL-SP), encaminhou nesta quinta-feira (dia 23) ofício ao ministro da Justiça, José Gregori, solicitando proteção policial para o inspetor do Banco Central, Abraão Patruni Júnior.

- Patruni é uma testemunha muito importante para os trabalhos da comissão e não pode correr risco de vida - justificou Tuma.

O inspetor prestou depoimento na comissão nesta quarta-feira (dia 22) e trouxe, segundo os próprios senadores, informações detalhadas e precisas sobre os desvios de dinheiro ocorridos no Banco do Estado do Pará (Banpará), nos quais Jader Barbalho estaria envolvido.

Patruni é o autor do primeiro relatório indicando a participação de Jader nas operações e por isso também irá auxiliar nas análises que estão sendo feitas pelos integrantes da comissão e por outros peritos do Banco Central nos relatórios do próprio BC, informou o Romeu Tuma.

Tuma disse que não teme as ameaças que tem recebido, frisando que não deixará de investigar o que for necessário para esclarecer os fatos. Ele não quis entrar em detalhes sobre a forma das ameaças e o autor, mas declarou:

- Eu tenho a vida limpa e por isso não dou ouvidos a essas ameaças. Tenho 40 anos de vida pública lutando contra a criminalidade. Não vai ser um palhaço que vai me intimidar.

23/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romeu Tuma pede "salários dignos" para os bombeiros

Romeu Tuma pede voto de louvor para alunos do Senai

Romeu Tuma pede providências para evitar gripe aviária no Brasil

Mário Couto pede a Romeu Tuma que interpele deputado estadual do Pará

ROMEU TUMA PEDE TRANSCRIÇÃO.DE DISCURSO DO PRESIDENTE DO STF

Romeu Tuma pede que país repense seu sistema de segurança