Roriz destaca que sua história está ligada à de Brasília



O senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), na sessão especial de homenagem aos 47 anos da fundação de Brasília, destacou que sua história é indissociável da história da capital, já que ele é natural de Luziânia (GO) - município que cedeu parte de seu território para a construção da cidade - egovernou o Distrito Federal por quatro vezes. Roriz lembrou ainda que foi o último governador indicado para a administração da capital e o primeiro eleito, nas eleições gerais de 1989, ao lado de Márcia Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

- Em 2006, concluímos a Esplanada dos Ministérios, inaugurando o Conjunto Cultural da República, a última obra de Niemeyer em Brasília, realizando o seu grande sonho - lembrou.

O ex-governador exaltou a memória de Juscelino Kubitschek, responsável pela transferência da capitaldo Rio de Janeiro para o interior do Centro-Oeste, e destacou que a cidade foi construída por gênios, como o arquiteto Oscar Niemeyer, o urbanista Lúcio Costa, o engenheiro Bernardo Sayão e o médico Ernesto Silva, pioneiro da cidade. Roriz fez um histórico da história de Brasília, desde a sugestão de transferência da capital, em 1823, por José Bonifácio de Andrada e Silva, até a sua eleição e o encerramento de seu último mandato, em 2006.

O senador pelo DF citou obras consideradas importantes realizadas durante suas gestões, como a construção da Ponte JK - premiada internacionalmente como a mais bela ponte do mundo -, a reforma e a modernização do Centro de Convenções de Brasília e a construção do metrô de superfície.

- Brasília tem a melhor qualidade de vida do Brasil graças a audácia de um governante correto e determinado [Juscelino Kubitschek]. Eu ofereci alguma contribuição para a consolidação de Brasília e para a boa qualidade de vida que aqui todos podemos desfrutar - concluiu.



19/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon: veto do TSE à candidatura de Roriz é um marco na história do país

Especialistas afirmam que pirataria está ligada ao crime organizado

Roberto Rodrigues diz que mais da metade da população mundial está ligada a alguma cooperativa

José Nery diz que TRE de Brasília 'foi corajoso' ao negar registro de Roriz

Roriz destaca expansão da UnB para as cidades-satélites

Brasília, uma história com mais de 200 anos