José Nery diz que TRE de Brasília 'foi corajoso' ao negar registro de Roriz
O senador José Nery (PSOL-PA) considerou "corajosa, correta e justa" a decisão tomada nesta quarta-feira (4) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, ao negar a candidatura do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) ao governo do DF, aplicando a Lei da Ficha Limpa. Lembrou que foi o seu partido, o PSOL, que apresentou uma das ações contra o ex-governador.
- Esse é um caso típico de enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Roriz renunciou ao mandato de senador, evitando que fosse adiante um pedido de cassação de seu mandato, por quebra de decoro parlamentar, em 2007 - afirmou, lembrando que o candidato pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.
José Nery observou que, "no geral", a Justiça Eleitoral dos estados vem aplicando corretamente a nova legislação, impedindo candidaturas de pessoas já condenadas por um órgão colegiado da Justiça.
O senador leu em Plenário trechos de um manifesto do sindicato dos professores de Chaves, município da Ilha de Marajó (PA), que denuncia "problemas extremamente sérios" nas escolas da ilha, como falta de professores e até de pessoal de limpeza, escolas depredadas e atraso de salários. Conforme o senador, o manifesto de Chaves reflete em boa parte a situação da educação do estado do Pará e dos outros estados.
04/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Nery diz que documentos de defesa de Roriz "são frágeis"
José Nery saúda Lei da Ficha Limpa: 'Roriz não é digno do voto do povo'
Negar registro à Rede Sustentabilidade é 'situação muito negativa', diz Simon
Procurador-geral concorda com decisão do TSE de negar registro a Jader Barbalho
Marco Aurélio vota pela concessão de registro a Roriz
Roriz destaca que sua história está ligada à de Brasília