Roseana prega a criação de programas emergenciais para atender flagelados das enchentes
O governo deveria criar programas de emergência destinados a levar assistência técnica às terras que ainda podem ser utilizadas para o plantio, afirmou nesta quinta-feira (5), no Plenário, a senadora Roseana Sarney (PFL-MA), e não só gastar recursos públicos para aliviar a situação das vítimas das enchentes no Nordeste.
No entender de Roseana Sarney, as ações do governo com relação às enchentes que assolam o Nordeste e o seu estado, o Maranhão, não devem se limitar apenas na distribuição de alimentos, remédios e agasalhos. A seu ver, é necessário que o governo fixe as populações atingidas e dê uma oportunidade para que elas tenham condições de plantar e de construir as suas casas destruídas pelas enchentes.
Depois de enaltecer a "presteza" com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem, pessoalmente, coordenando o combate ao flagelo das enchentes, Roseana Sarney pregou "um choque de tecnologia" no campo, a fim de que o sistema de produção seja melhorado. O choque proposto por ela envolveria o aproveitamento de técnicos em agronomia, veterinária, engenharia e outras carreiras habilitadas à disseminação da tecnologia.
- Somente dessa maneira poderemos compensar parte das perdas materiais que o nosso povo está sofrendo com as enchentes - observou a senadora, ao lembrar que o governo do Maranhão já vem tomando providências concretas, como a de colocar à disposição dos atingidos pelas enchentes os profissionais que fazem parte do Programa Primeiro Emprego, bem como o que desloca técnicos recém-graduados para o campo.
05/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Jorge quer MP para ajudar flagelados de enchentes
CMO aprova recursos emergenciais para áreas atingidas por enchentes no Norte e no Nordeste
Agripino cobra liberação de recursos emergenciais para combate a enchentes no Rio Grande do Norte
Aprovados R$ 154 milhões para programas emergenciais de defesa civil
Senadores debatem ações emergenciais contra enchentes
Mão Santa pede MP para atender desabrigados de enchentes no Piauí