Sancionada criação da Autoridade Pública Olímpica



A presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta segunda-feira (21), o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 2/11, oriundo da Medida Provisória (MP) 503/10, que criou o consórcio Autoridade Pública Olímpica (APO), destinado a coordenar as ações governamentais para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O texto, sancionado na forma da Lei 12.396/11, foi aprovado no Plenário do Senado no dia 1º deste mês.

VEJA MAIS

Conforme esperado pelos senadores, a presidente Dilma vetou o artigo 7º da proposta, introduzido por emenda da Câmara dos Deputados, que previa a possibilidade de prorrogação das concessões das empresas comerciais e de serviços que funcionam dentro dos aeroportos até 2016. A emenda, que poderia favorecer por exemplo a empresa que opera as lojas Duty Free dos aeroportos internacionais, foi duramente criticada por senadores do governo e da oposição.

Na justificativa do veto, Dilma afirma que o dispositivo não deixava claro que benefícios os usuários e a administração pública teriam com a medida. Além disso, a presidente aponta a falta de critérios objetivos para a aplicação da prorrogação.

Com sede no Rio de Janeiro, a APO funcionará até 31 de dezembro de 2018, podendo ter sua operação prorrogada por dois anos pelo Conselho Público Olímpico, sua instância máxima de decisão, a ser composta por representantes dos chefes dos Executivos federal, estadual e municipal.

O formato da APO baseia-se em experiências semelhantes usadas em outras edições dos Jogos Olímpicos, como Sydney (2000) e Barcelona (1992). Sua criação foi uma das garantias oferecidas pelo Brasil ao Comitê Olímpico Internacional (COI) durante a candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

O presidente da APO será nomeado pela presidente da República, depois de passar por sabatina no Senado, para mandato de quatro anos, permitida a recondução. O governo já confirmou a indicação do nome do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles para o cargo.



22/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada criação da Autoridade Pública Olímpica

Oposição pede contagem de votos para MP da criação da Autoridade Pública Olímpica

Presidente da Autoridade Pública Olímpica toma posse no RJ

Dilma sanciona lei que cria a Autoridade Pública Olímpica

Autoridade Pública Olímpica é sinal de compromisso brasileiro, diz ministro

CAE sabatina indicado para presidir Autoridade Pública Olímpica