SANCIONADA HOJE LEI QUE PERMITE DESTRUIÇÃO DE AERONAVES HOSTIS



A lei que permite a destruição de aeronaves hostis que invadam o espaço aéreo brasileiro foi sancionada hoje (dia 5) pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. A nova legislação possibilita essa alternativa depois de esgotados os meios coercitivos legalmente previstos e que não obtenham resultado. O projeto que ensejou a lei, de autoria do Executivo, foi aprovado no último dia 11 pelo Senado, durante a convocação extraordinária.

A nova lei prevê punições para a autoridade que agir com excesso de poder. O relator do projeto, senador José Agripino (PFL-RN), afirmou, durante a votação, que o propósito da medida é oferecer instrumentos à FAB na interceptação de aviões usados por contrabandistas e por narcotraficantes que entram no território brasileiro,

- Não há objetivo belicoso ou militar no projeto - disse o senador naquela oportunidade, salientando que, pela sua extensão territorial e pela sua vizinhança com países onde se produzem narcóticos, o Brasil é um singular espaço físico para circulação e escoamento de drogas. "Por isso, o país precisa também de uma legislação singular para sua proteção", concluiu.



05/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


DESTRUIÇÃO DE AERONAVES HOSTIS EM DISCUSSÃO NA CCJ NA 4ª FEIRA

DESTRUIÇÃO DE AERONAVES HOSTIS NA PAUTA DA CRE PARA EXAME DO MÉRITO E CONVENIÊNCIA

Renan Calheiros defende regulamentação de lei que permite abate de aeronaves hostis

PROJETO SOBRE AERONAVES HOSTIS ESTÁ NA CCJ

PROJETO SOBRE AERONAVES HOSTIS ESTÁ NA CCJ

Sancionada lei que permite cidadão tirar 1° via do RG gratuitamente