DESTRUIÇÃO DE AERONAVES HOSTIS NA PAUTA DA CRE PARA EXAME DO MÉRITO E CONVENIÊNCIA



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vota amanhã (dia 3) o projeto de lei da Câmara que prevê a hipótese de destruição de aeronave considerada hostil, após autorização do presidente da República. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) já aprovou parecer do senador Romeu Tuma (PFL-SP), presidente em exercício da CRE, que concluiu pela constitucionalidade do projeto. Agora a CRE examinará seu mérito, conveniência e oportunidade.

Atualmente a legislação admite apenas a possibilidade de detenção da aeronave que cometa infrações das convenções ou atos internacionais no espaço aéreo brasileiro. Uma dessas infrações é o desrespeito à obrigatoriedade de pouso em aeroporto internacional para o exame dos certificados e outros documentos indispensáveis, para averiguação de sua carga no caso de restrição legal e para averiguação de ilícito.

Pelo projeto, a aeronave será classificada como hostil após esgotados os meios coercitivos legalmente previstos para fazê-la cumprir as determinações legais, ficando então sujeita à medida de destruição, ato que dependerá de autorização do presidente da República. A autoridade aeronáutica que ordenar diretamente a destruição responderá, segundo a proposição, pelos excessos cometidos.

O senador José Agripino (PFL-RN) é o relator designado e a reunião está marcada para as 17h30.

ACORDOS INTERNACIONAIS

A CRE vai examinar, ainda, quatro projetos que tratam de acordos internacionais, entre eles o que aprova o texto da convenção relativa à proteção das crianças e à cooperação em processos de adoção internacional. A matéria já esteve na pauta da Comissão, mas ficou sobrestada depois do pedido de vista feito pela senadora Benedita da Silva (PT-RJ), relatora do projeto.

Estão na pauta também duas mensagens do Executivo que submetem à apreciação do Senado nomes de diplomatas para exercerem os cargos de embaixadores do Brasil junto à Ucrânia e a Portugal. As matérias serão relatadas pelos senadores José Agripino (PFL-RN) e Hugo Napoleão (PFL-PI).



02/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


DESTRUIÇÃO DE AERONAVES HOSTIS EM DISCUSSÃO NA CCJ NA 4ª FEIRA

SANCIONADA HOJE LEI QUE PERMITE DESTRUIÇÃO DE AERONAVES HOSTIS

PROJETO SOBRE AERONAVES HOSTIS ESTÁ NA CCJ

PROJETO SOBRE AERONAVES HOSTIS ESTÁ NA CCJ

Renan Calheiros defende regulamentação de lei que permite abate de aeronaves hostis

Conveniência eleitoral pauta as migrações