Sancionado projeto de Tião Viana que proíbe DDT



A fabricação, a importação, a exportação, a manutenção em estoque, a comercialização e o uso do inseticida DDT estão proibidos em todo Brasil. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou na sexta-feira (14) a Lei 11.936/09, proveniente de projeto de lei (PLS 416/99) do senador Tião Viana (PT-AC). Na agricultura, o uso do produto já havia sido proibido pelo governo em 1985. Apesar disso, grandes estoques não foram destruídos e seu uso não foi totalmente interrompido.

O projeto, que tramitou dez anos no Congresso, classifica a substância química - odiclorodifeniltricloretano -, como prejudicial à saúde das pessoas e dos animais e ao meio ambiente. De acordo com a lei assinada pelo presidente, todos os estoques de DDT deverão ser incinerados em um prazo de 30 dias. Além disso, o governo deve realizar, em dois anos, estudo de avaliação do impacto ambiental e sanitário causado pelo uso de DDT, para controle de seus efeitos.

"No ambiente, sua [do DDT] ação não seletiva ataca tanto as pragas agrícolas ou vetores de doenças contra os quais é empregado quanto destrói, indiscriminadamente, outras espécies da fauna e da flora nativas, elimina predadores naturais e gera resistência", argumentava Tião Viana, que também é médico, na justificativa do projeto.

Já em 1999 o senador lembrava, ao sugerir a proibição do uso do DDT, que mais de 40 países já haviam banido o produto. A Suíça proibiu o uso da substância em 1932. Nos Estados Unidos, o produto foi retirado de circulação em 1972. Tião Viana mencionou a obra Primavera Silenciosa, da bióloga norte-americana Rachel Carson, publicada em 1962, que relata o desaparecimento de pássaros em extensas regiões em que o inseticida foi usado. O senador também alertava que o DDT seguia sendo utilizado como componente de inseticidas domésticos ao redor do mundo, em especial na África, na Ásia e na América Latina.



15/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Tião Viana proíbe destaque publicitário nas embalagens de produtos alimentícios

Tião Viana defende projeto que institui o "FPE verde"

Tião Viana elogia projeto Primeiro Emprego

TIÃO VIANA TEM PROJETO PARA ERRADICAR HANSENÍASE

Tião Viana apresenta projeto que estimula cobertura vacinal

Tião Viana apresenta hoje relatório preliminar do projeto da LDO