Santo Antonio do Pinhal poderá ser o primeiro a implantar a renda básica de cidadania, diz Suplicy
A Estância Climática Santo Antonio do Pinhal poderá ser tornar o primeiro município brasileiro a implantar para sua população uma renda básica de cidadania. Na noite desta terça-feira (24), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ocupou a tribuna do Plenário para relatar as duas reuniões que teve na cidade, na semana passada, para discutir o assunto. A primeira, com o prefeito José Augusto Guarnieri Pereira, vereadores e outras autoridades, na Câmara Municipal. A segunda, na Praça do Artesão, com mais de 600 dos 7.036 habitantes da localidade.
- Eu expliquei para a população como Santo Antonio do Pinhal poderá se tornar pioneiro. Muitas pessoas da área rural foram até a Praça do Artesão e, junto com profissionais liberais e empresários da cidade, apresentaram idéias e sugestões. Discutimos a criação do fundo que viabilizará a implantação do programa que deverá distribuir uma renda básica inicial de, digamos, entre 30 e 50 reais por mês, por pessoa - relatou o senador.
Uma das propostas discutidas foi solicitar que os cerca de 20 mil visitantes que passam pela cidade anualmente para participar do Festival da Truta contribuam voluntariamente com o fundo a ser criado para viabilizar a renda básica. Também ficou acertada a realização de um referendo popular para que os adultos que moram em Santo Antonio do Pinhal possam se manifestar a respeito da implantação do programa.
No início do seu pronunciamento, ao saudar visita ao Senado do embaixador do Brasil na Venezuela, Antônio José Ferreira Simões, Suplicy lembrou que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deverá ser pronunciar a respeito do ingresso da Venezuela no Mercosul. O senador registrou sugestão apresentada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de que os senadores elaborem perguntas para que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, possa respondê-las.
- Fernando Henrique recordou que foi no governo do presidente Itamar Franco que ele, como chanceler, esteve em Caracas para procurar desenvolver o bom relacionamento da Venezuela com o Brasil - registrou Suplicy.
24/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy anuncia que Santo Antonio do Pinhal adotará renda básica de cidadania
Eduardo Suplicy destaca implantação de renda básica de cidadania em Santo Antônio do Pinhal
Suplicy registra aprovação do programa de renda básica no município de Santo Antonio do Pinhal (SP)
Suplicy elogia prefeito de Santo Antônio de Pinhal por adotar programa Renda Mínima
Suplicy pede criação de grupo para implantar a renda básica de cidadania
Suplicy oferece assessoria ao Timor para implantar renda básica de cidadania