Sarney destaca presença de Lula na abertura dos trabalhos do Legislativo



Na sessão solene que marcou o início da atual legislatura, nesta segunda-feira (17), o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), disse que a mensagem lida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, -tem o peso de sua vida e o idealismo de suas responsabilidades-. O senador destacou o prestígio conferido pela presença de Lula na abertura dos trabalhos do Congresso.

- Expresso em nome do Congresso Nacional a nossa homenagem por ter vindo trazer pessoalmente a mensagem sobre o Estado da Nação, sendo o portador de um patriótico convite de união de vontades, esforços na tarefa de engrandecer o debate democrático, colocando em patamar que possa absorver todas as nossas energias, formatando as necessárias reformas, principalmente a dos setores previdenciário, tributário, judiciário e político - afirmou o presidente do Senado em seu discurso, acrescentando, -em nome de todos os parlamentares, que o Congresso não faltará ao país-.

José Sarney afirmou que a eleição de Lula -representa um momento histórico na vida do Brasil-, significando -o fim de um ciclo republicano-. Ele resumiu a evolução das constituições republicanas, incorporando conquistas sociais e políticas, culminando na Constituição de 1988, -responsável por notáveis avanços na área social-, apesar de ser -cheia de defeitos-.

- Amplia-se o pacto republicano de inclusão do povo, dos trabalhadores das cidades e dos campos. Enfim, um presidente representativo das camadas e reivindicações de setores até agora não incorporados ao processo de decisão nacional. É essa a grande mudança - disse o presidente do Senado.

Para Sarney, Lula é -portador de uma biografia que honra o país, exemplo da mobilidade social e das oportunidades de uma sociedade verdadeiramente democrática-. Com ele, acrescentou, -o Brasil apresenta-se ao mundo como uma grande democracia-.

A mensagem lida por Lula, assinalou Sarney, representa -a certeza de sua visão do futuro, de suas altas responsabilidades, de sua história missão-. O senador afirmou que o Congresso Nacional está consciente da importância do momento que o país atravessa e que -cumprirá seu papel constitucional de independência e autonomia-, dando -o respaldo necessário para as medidas em favor do país votando no mais breve tempo possível as reformas necessárias-.

- Esperamos que todo o Congresso seja um grande elo na construção deste novo momento da vida brasileira. A mensagem de Vossa Excelência tem o peso de sua vida e o idealismo de suas responsabilidades - afirmou Sarney.

Sarney desejou aos deputados e senadores -êxito em suas funções e trabalhos e realização política de suas obrigações legislativas-. Disse ter -a certeza de que este Congresso está consciente de suas responsabilidades neste momento em que o Brasil vive um clima de mudança, de renovação e de profunda transformação-.

- A atual legislatura será marcada pelo trabalho, pela altitude do debate político e pela consciência moral dos nossos deveres - disse o senador, manifestando seu contentamento por trabalhar -sintonizado e irmanado- com o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP).




17/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado examina PEC que obriga presença de presidente da República na abertura dos trabalhos do Congresso

Presença de presidente da República na abertura do ano legislativo aguarda votação na Câmara

Sarney diz que presença de José Alencar foi ponto alto no ano legislativo

Dilma Rousseff representará o presidente Lula na abertura dos trabalhos legislativos

Sarney é homenageado na abertura do encontro de escolas de Governo e do Legislativo

Sarney destaca harmonia entre poderes durante abertura do Ano Judiciário