Sarney deveria aceitar a sugestão de afastamento, diz Suplicy



Ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (2), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que o presidente do Senado, José Sarney, deveria aceitar a sugestão de se afastar do cargo enquanto são investigadas as denúncias de irregularidades na instituição.

- Tal atitude demonstraria um espírito de isenção muito significativo - afirmou Suplicy, acrescentando que, "se estivesse no lugar de Sarney, acataria esse conselho".

O senador disse que sua opinião foi manifestada diretamente ao presidente do Senado, em reunião ocorrida na quarta-feira (1º).

Suplicy também declarou que "a melhor maneira de evitar futuros problemas é a publicidade em tempo real de todas as atividades realizadas no Congresso e, em especial, no Senado".

Outro assunto abordado por Suplicy foi a denúncia de pagamento de horas extras aos servidores do Senado durante o recesso de janeiro. Ele solicitou à Mesa que sejam definidos e regulamentados os procedimentos relativos ao assunto, tendo em vista o recesso a ser realizado neste mês.

O senador lembrou que apresentou dois projetos de resolução com a finalidade de garantir "maior transparência e controle à gestão administrativa da Casa". Uma das propostas proíbe "o pagamento, a qualquer título, de vantagem a servidores do Senado e de seus órgãos supervisionados pela participação em comissões, subcomissões e grupos de trabalho". A outra proposição "dispõe que o Senado e seus órgãos supervisionados tornarão públicos, semestralmente, por meio do Diário e do seu sítio eletrônico, relação contendo nomes dos servidores com o respectivo cargo e remuneração final bruta, agrupada de acordo com a unidade de lotação, bem como de todos os contratos e convênios celebrados pela Casa".



02/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy nega 'enquadramento' da bancada do PT por Lula e volta a sugerir afastamento de Sarney

Suplicy apóia decisão do governo de não aceitar pressão dos EUA sobre tratado de armas nucleares

Suplicy: Armínio deveria advertir George Soros

SUPLICY: REFORMA DEVERIA TRAZER MAIOR RACIONALIDADE

Mercadante diz que PT apresentou sugestão para que Sarney se licencie

Suplicy nega "enquadramento" da bancada do PT e apoia sugestão de Marina Silva