Sarney diz que matéria contra Lula é preconceituosa e inverídica



O presidente do Senado, José Sarney, considerou inverídica, preconceituosa e perto da difamação a matéria em que o jornal The New York Times afirma que hábito de beber do presidente brasileiro teria se tornado preocupação nacional.

- Eu acho que isso é uma coisa grave, porque não é somente o presidente da República quem está em foco. É a imagem do Brasil. Então acho que tem que ter uma reação, como está tendo, de todos nós. Esse não é um assunto partidário, mas atinge a imagem do próprio país. Eu acredito que os americanos não são tão rigorosos como estão sendo em relação ao Brasil.

Indagado sobre a pertinência de um processo contra o jornal, Sarney disse que essa é uma questão para os juristas, observando que não examinou a lei americana. E acrescentou não saber que providências são cabíveis nesse caso.

- Agora, eu acho que essa reação de natureza moral do Brasil é importante, essa é a reação que cabe a todos nós fazer, e nós estamos fazendo.

Um jornalista também perguntou se sairá alguma manifestação oficial do Legislativo em repúdio à reportagem. O presidente do Senado respondeu ter ouvido da líder do PT, Ideli Salvatti (SC), que, na forma regimental, ela está apresentando um voto de protesto, que será apreciado pelo Plenário.

Sarney também foi indagado se considera haver relação entre a reportagem do New York Times e a vitória do Brasil no Organização Mundial do Comércio a respeito do contencioso do algodão.

- Eu não quero fazer nenhuma ilação. Acho que é tão mesquinho o que foi feito com o presidente que não pode senão ser atribuído a um péssimo jornalismo, que nós não devemos de maneira nenhuma apoiar.

Outro jornalista indagou se ele ligou para o presidente Lula para manifestar solidariedade. Sarney disse que não considerava esse gesto cabível. "Acho que a questão é nacional."



10/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana defende Lula no caso da matéria do "New York Times"

Sarney considera mais 7 mil vereadores matéria controversa

Mozarildo diz que vai processar autor de notícia inverídica

CCJ convoca Graziano para retratar-se acerca de declaração preconceituosa

Jereissati recomenda o voto contra e diz que matéria é casuística

Demostenes: declaração de Marta Suplicy é tão preconceituosa quanto a de José Graziano