Sarney diz que Unilegis já formou mais de 50 mil pessoas



Na cerimônia em que deu posse ao professor Carlos Fernando Mathias de Souza no cargo de vice-reitor da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), o presidente do Senado, José Sarney, elogiou, nesta terça-feira (07), os cursos oferecidos por essa instituição, lembrando que ela já ofereceu formação acadêmica a 50 mil pessoas. De acordo com Sarney, a Unilegis e o ILB (Instituto Legislativo Brasileiro) têm prestado inestimável serviço ao país.

- Nós já formamos 50 mil pessoas e estamos atualmente com 7 mil no nosso sistema, não só tendo aulas diretas como também recebendo ensino à distancia. A Unilegis foi formada como desdobramento do sistema que nós criamos, dentro do Senado Federal, para melhorar os nossos recursos humanos, formar e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar os nossos quadros, não só a nível da nossa Casa, como também a nível das Câmaras Municipais e das Assembléias Legislativas - disse ele.

No mesmo discurso, Sarney afirmou que esse trabalho acadêmico vem sendo feito, silenciosamente, há mais de 10 anos, com grandes resultados.

- Basta dizer que o ILB já formou pessoal nos tribunais, nos órgãos federais, na Presidência da República, no Itamaraty. E nós estamos mantendo permanentemente uma reciclagem, de tal modo que o núcleo do nosso funcionalismo é dos melhores que temos no serviço público do Brasil. Aqui, nosso trabalho é evitar que haja o recrutamento dos nossos funcionários para outros órgãos públicos desse país. É importante que a gente faça esse reconhecimento.

O presidente do Senado sublinhou ainda que, quando esse sistema de ensino foi criado, destinava-se a atingir o topo da educação, oferecendo cursos de pós-graduação e formação de recursos humanos hoje demandados pelas casas legislativas brasileiras e até de outros países.

- Hoje, já temos mais de 3 mil municípios incluídos nesse trabalho. É um trabalho silencioso, mas muito efetivo. E graças às atuais técnicas de comunicação, estamos expandindo cada vez mais. É evidente que só o nome de universidade nos dá uma grande responsabilidade.

Foi a propósito dessa responsabilidade acadêmica que Sarney disse ter sugerido ao primeiro secretário da Casa, senador Heráclito Fortes, que convidasse o professor Carlos Fernando Mathias de Souza para assumir a vice-reitoria da Unilegis, tão logo soube que ele estava se aposentando no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ao prenunciar que o vice-reitor fará um excelente trabalho no Senado, Sarney ofereceu-lhe "bons augúrios", sentimentos de boas vindas, o apoio do funcionalismo e uma performance do grupo coral da Casa, que interpretou Vatapá, de Dorival Caymmi.

07/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


SP formou mais de 10 mil detentos em 2013

Reitor maranhense propõe a Sarney convênio com a Unilegis

Sarney abre novo curso e destaca trabalho da Unilegis

ILB e Unilegis vão treinar funcionários da Casa Civil, mediante convênio assinado por Sarney

Programa de Qualificação já formou quase 3 mil profissionais

Alvaro Dias propõe permanência de jogador por cinco anos no clube que o formou