Sarney e José Dirceu assinam protocolo de intercâmbio cultural



O presidente do Senado, José Sarney, firmou nesta quarta-feira (26) com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, protocolo de intenções destinado a promover cooperação técnico-científica e cultural, assim como o desenvolvimento institucional e de recursos humanos, para a qualificação profissional dos servidores dos dois órgãos.

Ao discursar na solenidade, Sarney ressaltou a -biografia extraordinária do ministro, que é um orgulho para o Brasil e que desde jovem tem colocado sua vida a serviço do país, com sacrifício, dedicação, patriotismo e sofrimento-. Sarney também sublinhou o valioso serviço que José Dirceu presta ao Brasil como ministro de Luiz Inácio Lula da Silva. E acrescentou:

- Vossa Excelência sempre foi um homem do Legislativo, sua formação política foi feita, em grande parte, dentro do Legislativo e é com muito orgulho que nós o recebemos. É uma grande satisfação vê-lo à frente da Casa Civil da Presidência da República e saber que, num trabalho conjunto, de mãos dadas, poderemos trabalhar para a formação do pessoal que nos dá apoio em nossas tarefas.

José Dirceu também discursou, afirmando que a interação de experiências gerenciais entre a Casa Civil e o Senado contribuirá para um ainda mais eficaz relacionamento entre o Executivo e o Legislativo, possibilitando o conhecimento, pelo conjunto dos servidores, das especificidades e da missão de cada uma dessas instâncias.

- Estamos certos de que essa permuta de experiências trará grandes benefícios tanto para os servidores do Senado quanto para os da Casa Civil, criando um novo canal de aproximação entre o Congresso e o Executivo, na capacitação dos servidores que tão diretamente tratam dos assuntos de interesse da sociedade brasileira.

O protocolo assinado objetiva promover o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, visando a formação, aperfeiçoamento e especialização técnica de recursos humanos, bem como o desenvolvimento institucional, por intermédio da implementação de ações, programas e atividades complementares entre Senado e Casa Civil.

Em seu discurso, o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, lembrou que, em 1995, no seu primeiro mandato como presidente do Senado, Sarney transformou um pequeno centro de treinamento de pessoal no Instituto Legislativo Brasileiro, que até agora já treinou 2.400 pessoas, entre servidores e entidades conveniadas.

Estiveram na cerimônia, entre outros, o 1º secretário do Senado, senador Romeu Tuma (PFL-SP); o secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro; o diretor executivo do ILB, Florian Augusto Coutinho Madruga; e o vice-reitor da Unilegis, professor Heitor Gurgulino.



26/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney e João Paulo defendem José Dirceu

Sarney se reúne com José Dirceu e líderes peemedebistas

Sarney discute pauta de votações em almoço com José Dirceu

José Dirceu convida Sarney para encontro com Lula no Planalto

Em resposta a Simon, Sarney reafirma apoio a Dilma e nega termos de conversa com José Dirceu

Mercadante diz que não vê irregularidade em patrocínio da Petrobras Cultural à Fundação José Sarney